Instituições Parceiras

CEMADEN

 

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) em conjunto com o INPE irá desenvolver estudos das ameaças naturais em áreas de riscos em municípios brasileiros suscetíveis à ocorrência de desastres naturais.

COPPE

 

O Laboratório Cenergia (Center for Energy and Environmental Economy), integrado ao Programa de Planejamento Energético (PPE) da COPPE/UFRJ, desenvolve pesquisa aplicada e dissemina inovação sobre interações complexas entre o setor energético e o desenvolvimento socioeconômico em escalas locais a globais. Este grupo de pesquisa é responsável pelo desenvolvimento de indicadores de Segurança Energética no contexto da mudança climática no Brasil, considerando as estruturas de composição de indicadores e da plataforma AdaptaBrasil MCTI.

FIOCRUZ

 

O Departamento de Endemias Samuel Pessoa (DENSP), integrado à Fundação Oswaldo Cruz (FIocruz), trabalha como um espaço interdisciplinar dirigido aos estudos dos determinantes e estratégias de controle social do processo saúde-doença, em sua dimensão coletiva. Este departamento é responsável pelo desenvolvimento de indicadores de Saúde Humana no contexto da mudança climática no Brasil, considerando as estruturas de composição de indicadores e da plataforma AdaptaBrasil MCTI.

GIZ

 

ANTAQ

A Diretoria do projeto ProAdapta da Agência de Cooperação Técnica Alemã (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit - GIZ-Brasil) juntamente com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e com o apoio do INPE irão desenvolver estudos técnicos visando a proteção de áreas portuárias frente as impactos das mudanças climáticas.