Treinamento da plataforma AdaptaBrasil MCTI capacita estados para elaborar planos de adaptação às mudanças do clima

Aulas foram direcionadas a integrantes das Secretarias Estaduais de Meio Ambiente no mês de setembro
Tela com o curso online
Tela com a apresentação inicial do treinamento

A equipe do AdaptaBrasil MCTI promoveu um curso de capacitação direcionado aos funcionários das Secretarias Estaduais de Meio Ambiente no último mês de setembro. O pedido de treinamento foi uma iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), que representa os órgãos estaduais de meio ambiente presentes nos 26 estados e no Distrito Federal, reunindo as 26 secretarias de estado e 22 autarquias e fundações, responsáveis pela implementação da Política Ambiental no País.

Dividindo seu módulo em duas turmas (uma nos dias 19 e 20, outra nos dias 26 e 27), em um ambiente online, as aulas capacitaram os integrantes dos órgãos e gestores a acessar todas as informações da plataforma, incluindo os níveis de impacto e riscos climáticos no Brasil, para poderem elaborar planos de adaptação climática específicos para as suas regiões.

Na abertura do curso, o Coordenador-Geral de Ciência do Clima do MCTI, Márcio Rojas, afirmou que a “Agenda de adaptação à mudança do clima é prioridade indiscutível”. Durante o curso, 13 especialistas e pesquisadores do AdaptaBrasil MCTI capacitaram integrantes das secretarias sobre o uso da plataforma, realizando uma análise sobre índices e indicadores sobre os 5.570 municípios brasileiros para diferentes Setores Estratégicos, como Segurança Alimentar, Energética, Hídrica e Saúde. 

A partir da análise dos dados da plataforma, os participantes do curso puderam fazer um estudo crítico dos impactos da mudança do clima, observados e projetados no território nacional. Esse aprendizado sobre o uso da plataforma é fundamental para que consigam fornecer subsídios às autoridades competentes para ações de adaptação às mudanças do clima.

"O Adapta Brasil é uma ferramenta muito útil e importante para auxiliar na tomada de decisão no que ser refere a agenda de adaptação à Mudança do Clima. A ferramenta permite que os estados analisem as principais vulnerabilidades de seu território, por região e por município, obtendo informações importantes e consistentes para subsidiar o planejamento de ações de adaptação e a definição áreas prioritárias" reforçou Samanta Della Bella, membro da Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco, que faz parte da coordenação da Câmara Técnica de Clima da Abema.

Dos 25 participantes que avaliaram o curso, 64% classificaram o curso como excelente e 28% como muito bom. Entre as considerações dos participantes sobre os ensinamentos, muitos destacaram o poder da ferramenta auxiliar tanto no fornecimento de índices e indicadores para apoio em um determinado estudo sobre as adaptações às mudanças do clima quanto para dar suporte em políticas públicas para ações de adaptação e suporte científico para fundamentação de projetos nos diferentes níveis de governança no Brasil. A maioria também elogiou a fácil visualização e dinamismo na exposição dos dados e indicadores.

Gráfico mostrando 64% de excelente na avaliação final do curso

Durante um quiz realizado com os participantes, foi importante notar que dos 38 que estavam naquele momento, 37 deles informaram que a ferramenta é mais adequada para ser utilizada pelos Governos Estaduais.

Perfil para usar a plataforma

A equipe de instrutores AdaptaBrasil foi composta por Dr. Peter Mann de Toledo, Dr. Gustavo Arcoverde, Dra. Francinelli de Angeli, Dra. Karine Bezerra, Dra. Cassia Lemos, Dra. Fabiane Bertoni, MSc. George Pedra, MSc. Thales Penha, MSc. Marck Silva e Lic. Mariana Medeiros.

O curso AdaptaBrasil MCTI também teve apoio tecnológico do Engenheiro da Computação Eurialdo Mendes, membro da equipe da Divisão de Extensão e Capacitação (DIEXC) do INPE.