Tecnologia a serviço da adaptação climática
O Vale do Paraíba tem um forte histórico de queimadas e desmatamento. Com o agravamento da crise climática, essa combinação se torna cada dia mais perigosa, e o monitoramento dos riscos climáticos passa a ser ainda mais importante para planejar ações de proteção às comunidades locais e seus moradores.
Nesse contexto, uma reportagem da TV Câmara, de São José dos Campos (SP), destacou o AdaptaBrasil como uma tecnologia que fornece projeções e análises de longo prazo para gestores públicos no enfrentamento de impactos negativos causados por eventos climáticos como chuvas e estiagens.
O repórter Bruno Castilho conversou com Cassia Lemos, pesquisadora do INPE e assessora de conteúdo do AdaptaBrasil, que ressaltou que a plataforma é uma aliada do planejamento de políticas públicas, pois fornece informações que ajudam o gestor público a se antecipar e agir antes de um evento climático ocorrer.
“O AdaptaBrasil consegue, por exemplo, prever qual é o risco de inundação para 2030 e 2050, e elencar quais são as variáveis que estão contribuindo para esse risco em todos os municípios brasileiros. Com esses dados, o gestor consegue identificar quais são as variáveis que estão influenciando esse risco e atuar em cima delas anteriormente à ocorrência do evento climático em 2030”, orientou.
Cassia também ressaltou o papel do AdaptaBrasil em promover a agenda climática do Brasil no exterior e finalizou lembrando que “a equipe se esforça muito para gerar informações que o governo possa usar, seja numa escala federal, estadual ou municipal, para que a população sofra sempre o mínimo possível com as mudanças climáticas”.
Assista: