Evento online demonstra recursos da plataforma AdaptaBrasil MCTI

Foto da página do portal do AdaptaBrasil - dados e impactos
Foto ilustrativa do portal AdaptaBrasil - dados e impactos

Webinário promovido pelo MCTI no dia 10/12 explorou informações e funcionalidades disponíveis na ferramenta dedicada a fornecer subsídios para decisões sobre ações de adaptação às mudanças climáticas

No dia 10/12, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) promoveu uma apresentação em detalhes das informações e funcionalidades disponíveis na plataforma AdaptaBrasil MCTI. O evento foi transmissão ao vivo pelo canal do MCTI no Youtube.

A plataforma AdaptaBrasil, desenvolvida pelo MCTI em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI) e com a Rede Nacional de Pesquisas (RNP/MCTI),  tem por objetivo consolidar, integrar e disseminar informações sobre os impactos das mudanças climáticas no território nacional a fim de fornecer subsídios à tomada de decisões nos setores público e privado para ações de adaptação. A ferramenta oferece análises e indicadores sobre os itens essenciais água, alimento e energia, além de informações sobre os impactos da mudança do clima observados e projetados.

Antes da apresentação, o secretario de Pesquisa e Formação Científica do MCTI, Marcelo Morales, disse: “Será uma oportunidade de explorarmos melhor as informações que já estão disponíveis e propagá-las de modo que os gestores públicos e da iniciativa privada, tenham acesso aos dados, saibam utilizar essa ferramenta, desenvolvida a partir da pesquisa e da ciência, em prol da sociedade brasileira”. Marcelo Morales fez a abertura do webinar. O evento virtual contou com a presença dos diretores do INPE e da RNP.

Dados e indicadores

O AdaptaBrasil MCTI indica as tendências dos impactos das alterações e oscilações do clima, o que pode impactar as proposições, formulação e avaliação de ações de adaptação, representando uma importante ferramenta para tomada de decisão nos setores público e privado. Em funcionamento desde setembro deste ano, nesta primeira etapa a ferramenta permite visualizar mapas e navegar pelos dados e indicadores para 1.262 mil municípios de 10 estados que integram o Semiárido. A região foi priorizada pelo projeto, pois, de acordo com as projeções, já apresenta impactos decorrentes da mudança do clima no território nacional.
 

Divulgação feita no site do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

link: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2020/12/evento-…

Mais Notícias sobre AdaptaBrasil MCTI

Visualização da Plataforma
Visualização da Plataforma
AdaptaBrasil MCTI

Plataforma do Inpe monitora eventos extremos

23/09/2021 - 17:31
Estudos de Impactos, Vulnerabilidade e Adaptação à Mudança do Clima da Quarta Comunicação Nacional do Brasil
Estudos de Impactos, Vulnerabilidade e Adaptação à Mudança do Clima da Quarta Comunicação Nacional do Brasil