AdaptaBrasil é parceiro de Hackathon para ação climática em municípios brasileiros

Innovate4cities busca encontrar soluções para inspirar iniciativas climáticas em municípios brasileiros a partir do uso de inteligência artificial, dados e ferramentas geoespaciais
adaptabrasil e Innovate4cities

“Você consegue desenvolver uma metodologia ou um fluxo de processo para avaliar os riscos e vulnerabilidades de qualquer município brasileiro em relação a extremos de calor, secas, elevação do nível do mar, inundações e outros perigos climáticos?”

Este é o desafio proposto a estudantes e profissionais pelo Hackathon AI x City climate action, evento organizado pela Innovate4cities, iniciativa de pesquisa e inovação voltada para cidades do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM).

O Hackathon faz parte dos trabalhos da Estratégia Nacional do GCoM e seu objetivo é buscar exemplos do Brasil para exportar ao mundo. 

Francinelli Angeli
Francinelli Angeli

Além disso, visa fornecer uma compreensão abrangente dos riscos e vulnerabilidades das cidades brasileiras em relação aos perigos climáticos, permitindo que elas selecionem e priorizem as ações mais impactantes a serem implementadas.

Entre 10 e 12 de setembro, durante o evento Innovate for Cities Conference, que acontece em Montreal, no Canadá, 10 semifinalistas vão apresentar suas ideias (presencialmente ou remotamente). A proposta vencedora vai receber apoio do GCoM e de parceiros para ser desenvolvida.

De acordo com Francinelli Angeli, líder do projeto de capacitação do AdaptaBrasil, este ano estão colocando o Brasil em evidência pela repercussão que o AdaptaBrasil teve no evento do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM), que aconteceu em junho, em São Paulo. "A plataforma se destacou porque foi citada por um dos líderes como fonte de informação para seu Plano Local de Ação Climática", comenta.

O que é um Hackathon?

Hackathon é um evento que tem origem no mercado de tecnologia e propõe inovação por meio de uma disputa positiva de ideias e de ações entre os envolvidos de forma rápida e dinâmica para resolver problemas do mundo real. 

O termo é resultado da junção de duas palavras inglesas: “hacker”, que quer dizer programador sênior, e “marathon”, que significa maratona. 

A participação do AdaptaBrasil no Hackathon AI x City climate action

O AdaptaBrasil é um parceiro oficial do Hackathon AI x City climate action por ser uma plataforma capaz de fornecer dados para embasar estratégias e planejamentos de ações de combate às mudanças climáticas. 

Em agosto, a equipe do AdaptaBrasil facilitou um curso sobre a plataforma para os participantes de uma das etapas do evento. 

Segundo Angeli, na ocasião, a equipe abordou um panorama geral sobre mudanças climáticas e adaptações, o histórico da plataforma e a metodologia utilizada pelo Adapta na construção dos índices e indicadores. “Além disso, trouxemos um exemplo de aplicação retratando um município do Brasil para identificar os riscos e a interpretação das informações sobre vulnerabilidade, exposição e ameaça climática”, conta.

hackathon

Saiba mais:

Site do Hackathon AI x City climate action

*Equipe AdaptaBrasil MCTI envolvida: Francinelli de Angeli (Líder de Projeto Capacitação), Mauro Assis (Líder Tecnológico), Marck Silva (Gestor de Projetos).