AdaptaBrasil apoia a definição dos 260 municípios da primeira etapa do AdaptaCidades

Dados do plataforma possibilitaram a projeção de cenários climáticos pessimistas até 2030 e a identificação dos municípios que mais precisam de apoio em suas estratégias de adaptação
Marina Silva

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) publicou, por meio da Nota Técnica nº 10/2025, a proposta de critérios e o ranking dos municípios prioritários da iniciativa AdaptaCidades, que visa apoiar estados e municípios na elaboração de planos locais de adaptação à mudança do clima.

Os municípios foram selecionados com base na combinação dos seguintes critérios técnicos, que consideram projeções climáticas até 2030 e dados demográficos:

  • Risco de impacto hidrológico
  • Risco de deslizamentos
  • Risco de seca
  • População exposta a riscos geo-hidrológicos
  • População afetada pela seca
  • Vulnerabilidade social

Os critérios foram definidos em um processo participativo, com oficinas que reuniram representantes estaduais, municipais e organizações municipalistas durante 2024. Ao final, foram identificados 2.045 municípios com prioridade alta ou muito alta. Destes, foram selecionados os 260 mais populosos (10 por estado) para compor a primeira etapa da iniciativa.

Distribuição dos municípios com prioridade alta ou muito alta por região

Mais de 87 milhões de pessoas vivem nesses municípios, o que corresponde a cerca de 41% da população brasileira. Além disso, 212 deles já constam na lista de áreas críticas da Casa Civil.

Para garantir um recorte robusto e atualizado do risco climático no país, a equipe técnica do MMA contou com o apoio de instituições parceiras e bases de dados federais. Um dos principais insumos utilizados na construção do ranking foi o AdaptaBrasil MCTI. Os dados da plataforma possibilitaram a projeção de cenários pessimistas para 2030 e a identificação dos municípios que necessitam de apoio urgente em suas estratégias de adaptação.

Mapa de municípios prioritários da iniciativa AdaptaCidades
Mapa de municípios prioritários da iniciativa AdaptaCidades 

A mudança do clima é um dos principais desafios ambientais da atualidade e seus impactos são observados em todo território nacional, em diferentes escalas, sendo as populações em situações de vulnerabilidade as mais afetadas. Cabe aos governos, de forma integrada, desenvolver iniciativas para fortalecer as capacidades institucionais de estados e municípios.”

Nota Técnica nº 10/2025-MMA

→ A íntegra da Nota Técnica nº 10/2025 está disponível no site do MMA.