AdaptaBrasil integra índices e indicadores de impactos das mudanças climáticas

AdaptaBrasil integra índices e indicadores de impactos das mudanças climáticas
Foto do portal do AdaptaBrasil

Está no ar a plataforma AdaptaBrasil, que integra diversos índices e indicadores de risco de impactos das mudanças climáticas em uma única ferramenta. O objetivo é consolidar e disseminar informações que possibilitem o avanço das análises dos impactos observados e projetados no território nacional, oferecendo subsídios à tomada de decisões pela sociedade civil nos setores público e privado, para ações de adaptação e transição para a sustentabilidade.

O sistema foi desenvolvido por meio de uma cooperação entre o INPE e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, ambos vinculados ao MCTI. Para alimentar a base de dados da plataforma, foram compilados dados e informações de 22 instituições, dentre elas a ANA, a Embrapa, a Aneel, o Cemaden, o IBGE, o MapBiomas e o próprio INPE.

O modelo conceitual para a análise do risco de impacto das mudanças climáticas desenvolvido para o Adapta Brasil baseou-se no tripé Vulnerabilidade, Ameaça Climática e Exposição (veja detalhes da Metodologia). Entende-se Vulnerabilidade como a suscetibilidade a danos, potencial para uma mudança ou uma transformação do ambiente de análise, quando este é confrontado com uma ameaça, e não como o resultado desse confronto. Assim, a vulnerabilidade é considerada como específica das ameaças que afetam o sistema. Em outras palavras, um sistema pode ser vulnerável a certos distúrbios e não a outros. Já o conceito de Ameaça Climática ou Perturbação Climática pressupõe eventos climáticos extremos definidos a partir de grandes picos de pressão, que se prolongam além do intervalo normal de variabilidade em que o sistema opera e que, geralmente, se originam além do sistema ou local em questão. São classificadas, por exemplo, como estiagem, chuvas intensas, ondas de calor. Finalmente, a Exposição é o grau, duração e/ou extensão a que o sistema está sujeito no contato com a ameaça climática, sendo uma propriedade relacional entre o ambiente de análise e a ameaça. A exposição a uma ameaça particular pode ser determinada independentemente da vulnerabilidade.

 

risco impacto

 

Modelo conceitual para análise do risco de impacto das mudanças climáticas desenvolvido para o Adapta Brasil MCTI.

Nesta primeira etapa, o Adapta Brasil disponibiliza informações de risco de impacto nas seguranças hídrica, alimentar e energética em situações extremas de seca e chuva, para 1.262 municípios do semiárido brasileiro. As informações podem ser filtradas por regiões, municípios ou unidades federativas. Os índices de risco de impacto são apresentados tanto para a situação presente como em projeções para 2030 e 2050, em cenários otimista e pessimista, de acordo com os RCPs do IPCC.

O Adapta Brasil foi construído de forma a oferecer aos tomadores de decisão e formuladores de políticas públicas uma interface amigável, possibilitando a navegação fácil e rápida pelos mapas, dados e indicadores.

Acesse: adaptabrasil.mcti.gov.br

Divulgação do site www.ccst.inpe.br

Link da notícia: http://www.ccst.inpe.br/adapta-brasil-integra-indices-e-indicadores-de-…

Mais Notícias sobre AdaptaBrasil MCTI

Foto da página do portal do AdaptaBrasil - dados e impactos
Foto ilustrativa do portal AdaptaBrasil - dados e impactos