Índices e Indicadores
Recursos Hídricos
Seca
Nível 2
- Índice de Risco de Impacto para Seca: Risco de impacto das mudanças climáticas em sistemas socioecológicos, considerando a ameaça climática de seca.
Nível 3
- Índice de Vulnerabilidade para Seca: Grau de suscetibilidade de um sistema socioecológico aos efeitos das mudanças climáticas, especificamente aquelas que resultam em seca.
- Índice de Exposição para Seca: Magnitude do contato entre o sistema socioecológico e as ameaças climáticas relacionadas à seca por meio da distribuição de elementos de superfície.
- Índice de Ameaça Climática para Seca: Variações climáticas relacionadas à seca, com base em um intervalo climático normal de 20 anos.
Nível 4
- Índice de Sensibilidade para Seca: Grau em que um sistema socioecológico é potencialmente modificado ou afetado por uma ameaça climática de seca.
- Índice de Capacidade Adaptativa para Seca: Capacidade do sistema socioecológico de se ajustar a possíveis ameaças climáticas de seca.
Nível 5
- Oferta e demanda dos recursos hídricos para Seca: Sensibilidade do sistema socioecológico em relação à quantidade de recursos hídricos disponíveis e demandados para múltiplos usos.
- Acesso limitado e ineficiência do uso da água no sistema de abastecimento público para Seca: Limitação de acesso e perdas de água no sistema de abastecimento público.
- Riscos à saúde ambiental para Seca: Sensibilidade do sistema em relação aos riscos à saúde do ambiente em situação de seca.
- Planejamento e gestão de risco para recursos hídricos para Seca: Arcabouço legal existente para diminuição do risco de impacto presente e futuro das mudanças climáticas nos recursos hídricos considerando uma situação de seca.
- Capacidade de abastecimento e reservação de água para Seca: Capacidade de armazenamento e distribuição dos recursos hídricos para abastecimento considerando situações de seca.
- Capacidade socioeconômica familiar para Seca: Capacidade socioeconômica da estrutura familiar de responder positivamente a eventuais situações de seca.
- Exposição da população ao ambiente natural para Seca: Nível de exposição da população em relação aos processos no meio natural (biofísico) que influenciam na distribuição e acessibilidade dos recursos hídricos que podem ser afetados em situação de seca.
- População exposta para Seca: População exposta às adversidades oriundas de situações de seca.
Nível 6
- Indisponibilidade hídrica superficial para Seca: Indisponibilidade hídrica em superfície como fonte de oferta de água para múltiplos usos em situação de seca.
- Balanço hídrico quantitativo superficial para Seca: Balanço hídrico quantitativo superficial nos municípios considerando o saldo de oferta/demanda para situações de seca.
- Demanda hídrica para múltiplos usos da água para Seca: Demanda hídrica para múltiplos usos da água para benefício humano direto ou indireto que pode ser afetada por situações de seca.
- População não atendida pela rede de abastecimento de água para Seca: Percentual da população não atendida pelo sistema de abastecimento de água que pode ser afetada por situações de seca.
- Perdas de água no sistema de abastecimento para Seca: Percentual de perdas de água por habitante no município.
- Consumo médio per capita de água para Seca: Demanda de água para consumo direto da população que pode ser afetada por situação de seca.
- Isolamento da população considerando a distância a corpos hídricos e estradas para Seca: Distribuição da população residente em relação às estradas e corpos hídricos.
- Ocorrência de doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado para Seca: Percentual de ocorrência das doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado.
- Qualidade da água para múltiplos usos para Seca: Matéria orgânica lançada nos recursos hídricos utilizada como parâmetro para avaliação da qualidade da água para múltiplos usos nos municípios.
- Nível de atuação em comitês de bacia para Seca: Nível de atuação em planos de gerenciamento dos recursos hídricos nos comitês de bacias hidrográficas nos municípios.
- Nível de implementação e articulação do plano municipal de saneamento básico para Seca: Nível de implementação e articulação de planos municipais de saneamento básico para gestão dos recursos hídricos.
- Adesão ao Programa Cidades Resilientes para Seca: Municípios que aderiram ao Programa Cidades Resilientes.
- Programas ou ações de prevenção contra impactos da seca para Seca: Implementação de estratégias de prevenção contra impactos relacionados à seca.
- Investimento per capita em políticas de adaptação e infraestrutura para proteção ambiental para Seca: Valor per capita das transferências governamentais destinadas à proteção ambiental em políticas de adaptação e infraestrutura.
- Armazenamento e reservação de água para Seca: Capacidade de armazenamento e reservação de água para uso potencial em situações de seca.
- Alternativas ao abastecimento de água para Seca: Nível de articulação pública e segurança hídrica mínima da população em situações de seca.
- Renda domiciliar não comprometida pela cobrança da água para Seca: Renda domiciliar não comprometida pelas alterações de tarifas relacionadas à cobrança da água que pode ser impactada em situação de seca.
- Domicílios com renda per capita superior a dois salários mínimos para Seca: Domicílios cuja renda familiar é superior a dois salários mínimos que os garante um poder mínimo de compra para uma situação de emergência devido aos impactos advindos da seca.
- Proximidade da população em relação às áreas em processo de degradação ou desmatamento para Seca: Proximidade da população em relação às áreas degradadas, desmatadas e/ou frágeis ambientalmente que limitam a qualidade dos recursos hídricos considerando uma situação de seca.
- População afastada de locais de armazenamento subterrâneo para Seca: Exposição da população considerando seu distanciamento aos locais de armazenamento subterrâneo de água que dificultam o acesso aos recursos hídricos em situação de seca.
- Densidade populacional para Seca: Número de habitantes, por área do município, potencialmente expostos às adversidades de uma situação de seca.
- Dias consecutivos secos para Seca: Duração de períodos de estiagem.
- Índice de precipitação-evapotranspiração padronizado (SPEI) para Seca: Recorte do Índice multiescalar que expressa diferentes graus de magnitude de seca .
Segurança Alimentar
Seca
Nível 2
- Índice de Risco de Impacto para Seca: Risco de impacto das mudanças climáticas em sistemas socioecológicos, considerando a ameaça climática de seca.
Nível 3
- Índice de Vulnerabilidade para Seca: Grau de suscetibilidade de um sistema socioecológico aos efeitos das mudanças climáticas, especificamente aquelas que resultam em seca.
- Índice de Exposição para Seca: Magnitude do contato entre o sistema socioecológico e as ameaças climáticas relacionadas à seca por meio da distribuição de elementos de superfície.
- Índice de Ameaça Climática para Seca: Variações climáticas relacionadas à seca, com base em um intervalo climático normal de 20 anos.
Nível 4
- Índice de Sensibilidade para Seca: Grau em que um sistema socioecológico é potencialmente modificado ou afetado por uma ameaça climática de seca.
- Índice de Capacidade Adaptativa para Seca: Capacidade do sistema socioecológico de se ajustar a possíveis ameaças climáticas de seca.
Nível 5
- Produção e comercialização de alimentos para Seca: Sensibilidade do sistema socioecológico quanto à disponibilidade de alimento e as possíveis limitações na sua comercialização no presente e no futuro considerando uma situação de seca.
- Características dos produtores e dos estabelecimentos agropecuários para Seca: Dependência dos estabelecimentos agropecuários aos aspectos que podem expressar a sensibilidade do sistema em situação de seca.
- Saúde e consumo dos alimentos para Seca: Fatores ou situações que podem levar as famílias a terem comida insuficiente e/ou nutrição inadequada em situação de seca.
- Logística da produção e abastecimento para Seca: Capacidade de abastecimento e distribuição de alimentos como meio para a redução do risco de desabastecimento em situações de seca.
- Planejamento e gestão da segurança alimentar e nutricional para Seca: Políticas e programas que auxiliam na contenção de impactos climáticos da seca relacionados com a segurança alimentar.
- Manutenção da produção agropecuária para Seca: Situação de estabilidade presente e futura da produção mediante o acesso de políticas e ações de incentivo e manutenção da produção local em condição de seca.
- Capacidade socioeconômica familiar para Seca: Capacidade da estrutura familiar em adaptar-se positivamente às adversidades climáticas como a seca.
- Agropecuária e fatores biofísicos para Seca: Distribuição de elementos biofísicos de superfície que podem contribuir para o aumento do impacto da seca em sistemas socioecológicos.
- População exposta e estrutura fundiária para Seca: Distribuição da população e da estrutura fundiária que contribuem para exposição ao risco, considerando situações adversas de seca.
Nível 6
- Baixa produção de alimentos básicos para Seca: Baixa disponibilidade de alimentos básicos para abastecimento interno da população.
- Não diversificação da produção local para Seca: Homogeneidade das atividades econômicas no município.
- Agricultura sem práticas agrícolas sustentáveis para Seca: Percentual de estabelecimentos agropecuários sem adoção de prática agrícola sustentável.
- Dependência da irrigação em grande escala para Seca: Proporção da área agrícola com o uso de irrigação de grande escala.
- Uniformidade de receitas da produção agropecuária para Seca: Não diversificação de receitas da produção de cultivares e de produção de origem animal.
- Analfabetismo do responsável pelo estabelecimento agropecuário para Seca: Proporção de estabelecimentos agropecuários cujo responsável não sabe ler e escrever.
- Nível de insegurança alimentar e nutricional para Seca: Nível de insegurança alimentar e nutricional das famílias que pode ser agravado em situações de seca.
- Uso de agrotóxico para Seca: Inferência sobre a saúde das pessoas que estão em contato direto ao produto que pode ser agravada pela necessidade de aumento do uso em situações de seca.
- Nível de sobrepeso e obesidade da população para Seca: Nível de sobrepeso e obesidade nos diferentes estratos da população.
- Capacidade de armazenamento dos armazéns para Seca: Capacidade de armazenamento da produção de grãos.
- Nível de funcionamento das centrais de abastecimento (Ceasas) para Seca: Nível de funcionamento e/ou capacidade das centrais de abastecimento (Ceasas) em atender a população.
- Eficiência na armazenagem dos alimentos para Seca: Nível de eficiência no armazenamento dos alimentos.
- Acessibilidade da população para Seca: Nível de acessibilidade da população do município considerando a infraestrutura de cidade e a logística de transportes.
- Instrumentos de planejamento e gestão da segurança alimentar para Seca: Nível de articulação da segurança alimentar via implementação de instrumentos de ação e planejamento.
- Investimento per capita em políticas de adaptação e infraestrutura para proteção ambiental para Seca: Valor per capita das transferências governamentais destinadas à proteção ambiental em políticas de adaptação e infraestrutura.
- Adesão ao Programa Cidades Resilientes para Seca: Municípios que aderiram ao Programa Cidades Resilientes.
- Abrangência do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para Seca: Valor investido pelo programa por aluno matriculado na educação básica pública.
- Acesso ao Programa Garantia Safra para Seca: Nível de acesso ao Programa Garantia Safra por produtores rurais.
- Abrangência do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) para Seca: Nível de abrangência do PRONAF em relação à distribuição fundiária.
- Nível de atendimento à população das unidades receptoras do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para Seca: Nível de atendimento per capita das unidades receptoras do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA).
- Acesso ao Programa Cisternas para Seca: Nível de acesso à água para produção por meio do Programa Cisternas.
- Acesso ao Proagro Mais para Seca: Nível de acesso ao ProAgro Mais do município.
- Produtividade pecuária para Seca: Eficiência da produção pecuária que, em situação de seca, pode ser impactada.
- Renda domiciliar não comprometida pelas alterações de preço da cesta básica para Seca: Renda domiciliar não comprometida pelas alterações de preço da cesta básica que pode ser impactada em uma situação de seca.
- Nível de formalidade na economia para Seca: Percentual da população formalmente ocupada.
- Abrangência do Programa Bolsa Família para Seca: Abrangência do Programa Bolsa Família considerando o total de domicílios com renda domiciliar mensal de até 2 salários mínimos.
- Baixa densidade de moradores por cômodo de domicílio para Seca: Densidade média de moradores por cômodo de domicílio.
- Distância da agropecuária em relação à disponibilidade hídrica para Seca: Distância dos locais com atividade agropecuária em relação à disponibilidade hídrica .
- Agropecuária em pastagens degradadas para Seca: Atividades agropecuárias sobre áreas de pastagens degradadas.
- Áreas agropecuárias com baixo potencial agrícola para Seca: Áreas de atividades agropecuárias com baixo potencial agrícola .
- Zonas de risco bioclimático para cultivos alimentares para Seca: Zonas sob risco bioclimático para cultivos alimentares que podem ser mais afetadas em situações de seca.
- Densidade populacional para Seca: Número de habitantes, por área do município, potencialmente expostos às adversidades de uma situação de seca.
- Densidade de estabelecimentos agropecuários para Seca: Número de estabelecimentos agropecuários por unidade de área do município.
- Dias consecutivos secos para Seca: Duração de períodos de estiagem.
- Índice de precipitação-evapotranspiração padronizado (SPEI) para Seca: Recorte do Índice multiescalar que expressa diferentes graus de magnitude de seca .
Chuva
Nível 2
- Índice de Risco de Impacto para a Chuva: Risco de impacto das mudanças climáticas em sistemas socioecológicos, considerando a ameaça climática de chuvas intensas sobre a segurança alimentar.
Nível 3
- Índice de Vulnerabilidade para Chuva: Grau de suscetibilidade de um sistema ou sociedade aos efeitos das mudanças climáticas, especificamente aquelas que resultam em chuvas intensas.
- Índice de Exposição para Chuva: Grau de exposição dos elementos distribuídos na superfície terrestre em função da magnitude do contato entre o sistema socioecológico e as ameaças climáticas relacionadas às chuvas intensas .
- Índice de Ameaça Climática para Chuva: Variações climáticas relacionadas às chuvas intensas, com base em um intervalo climático normal de 20 anos.
Nível 4
- Índice de Sensibilidade para Chuva: Grau em que um sistema socioecológico é potencialmente modificado ou afetado por chuvas intensas.
- Índice de Capacidade Adaptativa para Chuva: Capacidade do sistema socioecológico de se ajustar a possíveis ameaças climáticas como chuvas intensas.
Nível 5
- Produção e comercialização de alimentos para Chuva: Sensibilidade do sistema quanto à disponibilidade de alimento e as possíveis limitações na sua comercialização no presente e no futuro considerando uma situação de chuvas intensas.
- Características dos produtores e dos estabelecimentos agropecuários para Chuva: Dependência dos estabelecimentos agropecuários aos aspectos que podem expressar a sensibilidade do sistema socioecológico sob a ameaça de chuvas intensas.
- Saúde e consumo dos alimentos para Chuva: Fatores ou situações que podem levar as famílias a terem comida insuficiente, e/ou nutrição inadequada, bem como acesso limitado ao abastecimento de água e saneamento básico em situação de chuvas intensas.
- Logística da produção e abastecimento para Chuva: Capacidade de abastecimento e distribuíção de alimentos como meio de redução do risco de desabastecimento em situações de chuvas intensas.
- Planejamento e gestão da segurança alimentar e nutricional para Chuva: Políticas e programas que auxiliam na contenção de impactos climáticos de chuvas intensas relacionados com a segurança alimentar.
- Manutenção da produção agropecuária para Chuva: Situação de estabilidade presente e futura da produção mediante o acesso de políticas e ações de incentivo e manutenção da produção local em situação de chuvas intensas.
- Capacidade socioeconômica familiar para Chuva: Capacidade da estrutura familiar em adaptar-se positivamente às adversidades climáticas, como as chuvas intensas.
- Agropecuária e fatores biofísicos para Chuva: Distribuição de elementos biofísicos de superfície que podem contribuir com o aumento do impacto das chuvas intensas em sistemas socioecológicos.
- População exposta e estrutura fundiária para Chuva: Características de isolamento da população e estrutura fundiária que contribuem para exposição ao risco, considerando situações adversas de chuvas intensas.
Nível 6
- Baixa produção de alimentos básicos para Chuva: Baixa disponibilidade de alimentos básicos para abastecimento interno da população.
- Não diversificação da produção local para Chuva: Homogeneidade das atividades econômicas nos estabelecimentos agropecuários.
- Agricultura sem práticas agrícolas sustentáveis para Chuva: Percentual de estabelecimentos agropecuários sem adoção de prática agrícola sustentável .
- Pastagens em más condições para Chuva: Percentual das áreas com pastagens plantadas em más condições de uso.
- Uniformidade de receitas da produção agropecuária para Chuva: Não diversificação de receitas da produção de cultivares e de produção de origem animal.
- Analfabetismo do responsável pelo estabelecimento agropecuário para Chuva: Proporção de estabelecimentos agropecuários cujo responsável não sabe ler e escrever .
- Nível de consumo de alimentos não saudáveis para Chuva: Nível de consumo de alimentos não saudáveis como indicador de risco à saúde ligada à alimentação que pode ser agravado devido às adversidades em situações de chuvas intensas.
- Insegurança alimentar e nutricional para Chuva: Nível de insegurança alimentar e nutricional das famílias que pode ser agravado em situações de chuvas intensas.
- Uso de agrotóxico para Chuva: Inferência sobre a saúde das pessoas que estão em contato direto ao produto que pode ser agravada pela necessidade de aumento do uso em situações de chuvas intensas.
- Nível de sobrepeso e obesidade nos diferentes estratos da população para Chuva: Nível de sobrepeso e obesidade nos diferentes estratos da população.
- Capacidade de armazenamento dos armazéns para Chuva: Capacidade de armazenamento da produção de grãos.
- Nível de funcionamento das centrais de abastecimento (Ceasas) para Chuva: Nível de funcionamento e/ou capacidade das centrais de abastecimento (Ceasas) em atender a população.
- Eficiência na armazenagem dos alimentos para Chuva: Nível de eficiência no armazenamento dos alimentos.
- Capilaridade e qualidade de rodovias para Chuva: Capilaridade e qualidade das rodovias para escoamento da produção e acesso aos alimentos.
- Instrumentos de planejamento e gestão da segurança alimentar para Chuva: Nível de articulação da segurança alimentar via implementação de instrumentos de ação e planejamento.
- Investimento per capita em políticas de adaptação e infraestrutura para proteção ambiental para Chuva: Valor per capita das transferências governamentais destinadas à proteção ambiental em políticas de adaptação e infraestrutura.
- Adesão ao Programa Cidades Resilientes para Chuva: Municípios que aderiram ao Programa Cidades Resilientes.
- Abrangência do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para Chuva: Valor investido pelo programa por aluno matriculado na educação básica pública.
- Acesso ao Programa Garantia Safra para Chuva: Nível de acesso ao Programa Garantia Safra por produtores rurais.
- Abrangência do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) para Chuva: Nível de abrangência do PRONAF em relação à distribuição fundiária.
- Nível de atendimento à população das unidades receptoras do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para Chuva: Nível de atendimento per capita das unidades receptoras do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA).
- Acesso ao Proagro Mais para Chuva: Nível de acesso ao ProAgro Mais do município.
- Nível de associativismo para Chuva: Percentual de estabelecimentos agropecuários associados em cooperativa e/ou à entidade de classe.
- Nível de orientação técnica para Chuva: Percentual estabelecimentos agropecuários que recebem orientação técnica.
- Renda domiciliar não comprometida pelas alterações de preço da cesta básica para Chuva: Renda domiciliar não comprometida pelas alterações de preço da cesta básica que pode ser impactada em uma situação de chuvas intensas.
- Abrangência do Programa Bolsa Família para Chuva: Abrangência do Programa Bolsa Família considerando o total de domicílios com renda domiciliar mensal de até 2 salários mínimos.
- Domicílios com renda per capita superior a dois salários mínimos para Chuva: Domicílios cuja renda familiar é superior a dois salários mínimos que os garante um poder mínimo de compra para uma situação de emergência devido aos impactos advindos das chuvas intensas.
- Balanço hídrico no solo em áreas agropecuarias com solo suceptível a erosão para Chuva: Balanço hídrico em solos suscetíveis à erosão demandado pela agropecuária .
- Agropecuária em pastagens degradadas para Chuva: Atividades agropecuárias sobre áreas de pastagens degradadas.
- Áreas agropecuárias com baixo potencial agrícola para Chuva: Áreas de atividades agropecuárias com baixo potencial agrícola .
- Zonas de risco bioclimático para cultivos alimentares para Chuva: Zonas sob risco bioclimático para cultivos alimentares que podem ser mais afetadas em situações de chuvas intensas.
- Densidade populacional para Chuva: Número de habitantes, por área do município, potencialmente expostos às adversidades de uma situação de chuvas intensas.
- Densidade de estabelecimentos agropecuários para Chuva: Número de estabelecimentos agropecuários por unidade de área do município.
- Máxima precipitação anual em cinco dias consecutivos para Chuva: Indicador de intensidade de chuva que pode causar deslizamentos em áreas mais susceptíveis.
- Precipitação total anual acima do percentil 95 para Chuva: Indicador de precipitação de intensidade extrema.
Segurança Energética
Disponiblidade
Nível 2
- Risco à Disponibilidade de Energia Elétrica para Disponiblidade: Variações na geração de energia elétrica, com base nos impactos das mudanças climáticas sobre a oferta e a demanda de eletricidade.
Nível 6
- Potencial de Energia Hidrelétrica para Disponiblidade: Potencial de Energia Hidrelétrica, representada pela Energia Natural Afluente.
- Potencial de Energia Solar para Disponiblidade: Potencial de Energia Solar.
- Potencial de Energia Eólica para Disponiblidade: Potencial de Energia Eólica.
- Demanda de resfriamento para Disponiblidade: Demanda de resfriamento por ar condicionado.
Acesso
Nível 2
- Índice de Risco de Impacto para o Acesso à Energia Elétrica: Risco de impacto das mudanças climáticas em sistemas socioecológicos, considerando a mudança climáticas para o setor elétrico.
Nível 3
- Índice de Vulnerabilidade para Acesso: Grau de suscetibilidade de um sistema socioecológico aos efeitos das mudanças climáticas, especificamente aquelas que afetam o sistema elétrico.
- Índice de Exposição para Acesso: Magnitude do contato entre o sistema socioecológico e as ameaças climáticas relacionadas ao setor elétrico por meio da distribuição de elementos de superfície.
- Índice de Ameaça Climática para o Sistema Elétrico para Acesso: Variações na geração de energia elétrica, com base nos impactos das mudanças climáticas sobre a oferta e a demanda de eletricidade.
Nível 4
- Índice de Sensibilidade para Acesso: Grau em que um sistema socioecológico é potencialmente modificado ou afetado por uma ameaça climática ao setor elétrico.
- Índice de Capacidade Adaptativa para Acesso: Capacidade do sistema socioecológico de se ajustar a possíveis ameaças climáticas ao setor elétrico.
Nível 6
- Multi-índice de pobreza energética para Acesso: Multi-índice de pobreza energética.
- Descontinuidade do fornecimento de eletricidade para Acesso: Descontinuidade do fornecimento de energia elétrica.
- Consumo elétrico residencial per capita para Acesso: Consumo de energia elétrica por habitante no setor residencial.
- Intensidade de energia elétrica para Acesso: Consumo de eletricidade em relação ao PIB.
- Unidades autoprodutoras de eletricidade para Acesso: Porcentagem da geração de energia elétrica de unidades autoprodutoras de eletricidade, em relação ao consumo de eletricidade.
- Geração distribuída de eletricidade para Acesso: Porcentagem da geração distribuída de eletricidade, em relação ao consumo de eletricidade.
- Armazenamento de energia em reservatórios de hidrelétricas para Acesso: Potencial de armazenamento de energia em reservatórios de hidrelétricas, em relação à carga .
- Diversificação da geração de eletricidade para Acesso: Diversificação de fontes energéticas na geração de eletricidade.
- PIB municipal per capita para Acesso: PIB municipal por habitante.
- Domicílios com renda superior a dois salários mínimos para Acesso: Porcentagem de domicílios com rendimento nominal mensal domiciliar superior a dois salários mínimos .
- Adesão ao Programa Cidades Resilientes para Acesso: Municípios que aderiram ao Programa Cidades Resilientes.
- Densidade populacional para Acesso: Densidade populacional por região.
- Percentual de indústrias energointensivas para Acesso: Percentual de indústrias energointensivas em relação ao total de indústrias na região.
- Potencial de Energia Hidrelétrica para Acesso: Potencial de Energia Hidrelétrica, representada pela Energia Natural Afluente.
- Potencial de Energia Solar para Acesso: Potencial de Energia Solar.
- Potencial de Energia Eólica para Acesso: Potencial de Energia Eólica.
- Demanda de resfriamento para Acesso: Demanda de resfriamento por ar condicionado.
Infraestrutura Portuária
Tempestade
Nível 2
- Índice de Risco de Impacto para Tempestade: Risco de impacto da infraestrutura portuária obtido em função do Índice Vulnerabilidade, Índice Exposição e Índice de Ameaça Climática para tempestade .
Nível 3
- Índice de Vulnerabilidade para Tempestade: Vulnerabilidade da infraestrutura portuária frente à tempestade, obtida em função do Índice de Sensibilidade e Índice de Capacidade Adaptativa.
- Índice de Exposição para Tempestade: Exposição das infraestruturas existentes e carga anual movimentada dos portos, frente à ameaça climática de tempestade.
- Índice de Ameaça Climática para Tempestade: Variações climáticas relacionadas às tempestades, com base em um intervalo climático normal de 20 anos.
Nível 4
- Índice de Sensibilidade para Tempestade: Predisponiblidade das operações portuárias aos impactos frente à ocorrência de uma ameaça climática de tempestade.
- Índice de Capacidade Adaptativa para Tempestade: Capacidade adaptativa dos portos às tempestades, obtida em função da adoção de medidas estrutrais e não estruturais.
Nível 5
- Medidas estruturais para Tempestade: Capacidade adaptativa por meio de medidas estruturais existentes no porto, frente à ameaça climática de tempestade.
- Medidas não estruturais para Tempestade: Capacidade adaptativa por meio de medidas de gestão existentes no porto, frente à ameaça climática de tempestade.
Nível 6
- Tipo de porto para Tempestade: Expressa a sensibildiade às tempestades por meio do tipo de porto.
- Tipo de carga movimentada para Tempestade: Porcentagem de carga vegetal movimentada pelo porto.
- Condição da área abrigada do porto para Tempestade: Condição da integridade estrutural da área abrigada dos portos.
- Acessos alternativos aos portos para Tempestade: Adoção e status de implementação da medida estrutural de acesso alternativos aos portos.
- Existência de sistema de informação de gestão de tráfego de embarcações (VTMS) para Tempestade: Existência de sistema de informação de gestão de tráfego de embarcações (VTMS) nos portos.
- Presença de sistema de drenagem na área do porto público para Tempestade: Adoção e status de implementação da medida estrutural de sistema de drenagem na área do porto público.
- Existência do registro de impactos relacionados às ameaças climáticas para Tempestade: Adoção e status de implementação da medida de gestão de planos de registro de impactos relacionados às ameaças climáticas.
- Existência de planos de ação emergencial para Tempestade: Adoção e status de implementação da medida de gestão de planos de ação emergencial, como protoloco de evacuação.
- Existência de planos de comitê de crise para Tempestade: Adoção e status de implementação da medida de gestão de comitê de crise.
- Existência de monitoramento meteorológico contínuo para Tempestade: Adoção e status de implementação da medida de gestão de monitoramento meteorológico contínuo.
- Reuniões regulares sobre adaptação às mudanças climáticas para Tempestade: Execução de reuniões regulares com o intuito de discutir adaptação às mudanças climáticas.
- Inclusão de mudanças climáticas no plano estratégico para Tempestade: Abordagem de mudanças climáticas no plano estratégico do porto.
- Presença de planejamento específico para mudanças do clima para Tempestade: Presença de planejamento específico refrente às mudanças climáticas pelo porto.
- Atualização de diretrizes e projetos de engenharia para Tempestade: Atualização de diretrizes e projetos de engenharia frente aos novos padrões climáticos.
- Inclusão de adaptação à mudança do clima no orçamento para Tempestade: Inclusão de adaptação à mudança do clima no orçamento do porto.
- Presença de seguro específico contra mudanças climáticas para Tempestade: Presença de seguro específico contra mudanças climáticas pelo porto.
- Número de infraestruturas existentes para Tempestade: Número de infraestruturas portuárias existentes e expostas à mudança do clima de aumento do nível do mar.
- Movimentação de carga anual para Tempestade: Média da movimentação de carga anual pelo porto .
- Precipitação Máxima Anual em Um Dia para Tempestade: Maior volume anual de precipitação em um dia.
- Precipitação Total Anual acima do Percentil 99 para Tempestade: Porcentagem de dias no ano em que a precipitação ficou acima do percentil 99 em relação ao período base (1986-2005).
Vendaval
Nível 2
- Índice de Risco de Impacto para Vendaval: Risco de impacto da infraestrutura portuária obtido em função do Índice Vulnerabilidade, Índice Exposição e Índice de Ameaça Climática de vendaval.
Nível 3
- Índice de Vulnerabilidade para Vendaval: Vulnerabilidade da infraestrutura portuária frente ao vendaval, obtida em função do Índice de Sensibilidade e Índice de Capacidade Adaptativa.
- Índice de Exposição para Vendaval: Exposição das infraestruturas existentes e carga anual movimentada dos portos, frente à ameaça climática de vendaval.
- Índice de Ameaça Climática para Vendaval: Variações climáticas relacionadas aos vendavais, com base em um intervalo climático normal de 20 anos.
Nível 4
- Índice de Sensibilidade para Vendaval: Predisponiblidade das operações portuárias aos impactos frente à ocorrência de uma ameaça climática de vendaval.
- Índice de Capacidade Adaptativa para Vendaval: Capacidade adaptativa dos portos ao vendaval, obtida em função da adoção de medidas estrutrais e não estruturais.
Nível 5
- Medidas estruturais para Vendaval: Expressa a capacidade adaptativa por meio de medidas estruturais existentes no porto, frente à ameaça climática de vendaval.
- Medidas não estruturais para Vendaval: Expressa a capacidade adaptativa por meio de medidas de gestão existentes no porto, frente à ameaça climática de vendaval.
Nível 6
- Tipo de porto para Vendaval: Expressa a sensibildiade ao vendaval por meio do tipo de porto.
- Tipo de carga movimentada para Vendaval: Média da movimentação de contêineres, carga geral e granéis sólidos no porto.
- Condição da área abrigada do porto para Vendaval: Condição da integridade estrutural da área abrigada dos portos.
- Acessos alternativos aos portos para Vendaval: Adoção e status de implementação da medida estrutural de acesso alternativos aos portos.
- Existência de sistema de informação de gestão de tráfego de embarcações (VTMS) para Vendaval: Existência de sistema de informação de gestão de tráfego de embarcações (VTMS) nos portos.
- Existência do registro de impactos relacionados às ameaças climáticas para Vendaval: Adoção e status de implementação da medida de gestão de planos de registro de impactos relacionados às ameaças climáticas.
- Existência de planos de ação emergencial para Vendaval: Adoção e status de implementação da medida de gestão de planos de ação emergencial, como protoloco de evacuação.
- Existência de planos de comitê de crise para Vendaval: Adoção e status de implementação da medida de gestão de comitê de crise.
- Existência de monitoramento meteorológico contínuo para Vendaval: Adoção e status de implementação da medida de gestão de monitoramento meteorológico contínuo.
- Reuniões regulares sobre adaptação às mudanças climáticas para Vendaval: Execução de reuniões regulares com o intuito de discutir adaptação às mudanças climáticas.
- Inclusão de mudanças climáticas no plano estratégico para Vendaval: Abordagem de mudanças climáticas no plano estratégico do porto.
- Presença de planejamento específico para mudanças do clima para Vendaval: Presença de planejamento específico refrente às mudanças climáticas pelo porto.
- Atualização de diretrizes e projetos de engenharia para Vendaval: Atualização de diretrizes e projetos de engenharia frente aos novos padrões climáticos.
- Inclusão de adaptação à mudança do clima no orçamento para Vendaval: Inclusão de adaptação à mudança do clima no orçamento do porto.
- Presença de seguro específico contra mudanças climáticas para Vendaval: Presença de seguro específico contra mudanças climáticas pelo porto.
- Execução do monitoramento de rajadas de ventos para Vendaval: Execução do monitoramento de rajadas de ventos no porto.
- Número de infraestruturas existentes para Vendaval: Número de infraestruturas portuárias existentes e expostas à mudança do clima de vendaval.
- Movimentação de carga anual para Vendaval: Média da movimentação de carga anual pelo porto .
- Velocidade máxima do vento igual ou superior a 90 percentil para Vendaval: Porcentagem de dias em que a velocidade máxima do vento é superior a 90 percentil.
Aumento do Nível do Mar
Nível 2
- Índice de Risco de Impacto para Aumento do Nível do Mar: Risco de impacto da infraestrutura portuária obtido em função do Índice Vulnerabilidade, Índice Exposição e Índice de Ameaça Climática para aumento do nível do mar.
Nível 3
- Índice de Vulnerabilidade para Aumento do Nível do Mar: Vulnerabilidade da infraestrutura portuária frente ao aumento do nível do mar, obtida em função do Índice de Sensibilidade e Índice de Capacidade Adaptativa.
- Índice de Exposição para Aumento do Nível do Mar: Exposição das infraestruturas existentes e carga anual movimentada dos portos, frente à ameaça climática de aumento do nível do mar.
- Índice de Ameaça Climática para Aumento do Nível do Mar: Variações climáticas relacionadas ao aumento do nível do mar, com base no modelo de elevação digital “CoastalDEM”.
Nível 4
- Índice de Sensibilidade para Aumento do Nível do Mar: Predisponiblidade das operações portuárias aos impactos frente à ocorrência de uma ameaça climática de aumento do nível do mar.
- Índice de Capacidade Adaptativa para Aumento do Nível do Mar: Capacidade adaptativa dos portos ao aumento do nível do mar, obtida em função da adoção de medidas não estruturais.
Nível 5
- Medidas não estruturais para Aumento do Nível do Mar: Expressa a capacidade adaptativa por meio de medidas de gestão existentes no porto, frente à ameaça climática de aumento do nível do mar.
Nível 6
- Tipo de porto para Aumento do Nível do Mar: Expressa a sensibildiade ao aumento do nível do mar por meio do tipo de porto.
- Condição da área abrigada do porto para Aumento do Nível do Mar: Condição da integridade estrutural da área abrigada dos portos.
- Existência do registro de impactos relacionados às ameaças climáticas para Aumento do Nível do Mar: Adoção e status de implementação da medida de gestão de planos de registro de impactos relacionados às ameaças climáticas.
- Existência de planos de ação emergencial para Aumento do Nível do Mar: Adoção e status de implementação da medida de gestão de planos de ação emergencial, como protoloco de evacuação.
- Existência de planos de comitê de crise para Aumento do Nível do Mar: Adoção e status de implementação da medida de gestão de comitê de crise.
- Existência de monitoramento meteorológico contínuo para Aumento do Nível do Mar: Adoção e status de implementação da medida de gestão de monitoramento meteorológico contínuo.
- Reuniões regulares sobre adaptação às mudanças climáticas para Aumento do Nível do Mar: Execução de reuniões regulares com o intuito de discutir adaptação às mudanças climáticas.
- Inclusão de mudanças climáticas no plano estratégico para Aumento do Nível do Mar: Abordagem de mudanças climáticas no plano estratégico do porto.
- Presença de planejamento específico para mudanças do clima para Aumento do Nível do Mar: Presença de planejamento específico refrente às mudanças climáticas pelo porto.
- Atualização de diretrizes e projetos de engenharia para Aumento do Nível do Mar: Atualização de diretrizes e projetos de engenharia frente aos novos padrões climáticos.
- Inclusão de adaptação à mudança do clima no orçamento para Aumento do Nível do Mar: Inclusão de adaptação à mudança do clima no orçamento do porto.
- Presença de seguro específico contra mudanças climáticas para Aumento do Nível do Mar: Presença de seguro específico contra mudanças climáticas pelo porto.
- Número de infraestruturas existentes para Aumento do Nível do Mar: Número de infraestruturas portuárias existentes e expostas à mudança do clima de aumento do nível do mar.
- Movimentação de carga anual para Aumento do Nível do Mar: Média da movimentação de carga anual pelo porto .
- Inundação anual devido ao aumento do nível do mar para Aumento do Nível do Mar: Presença de inundação anual devido ao aumento do nível do mar no porto.
Saúde
Malária
Nível 2
- Índice de Risco para Ocorrência de Malária: Risco de impacto das mudanças climáticas em sistemas socioecológicos, considerando o desfecho Malária.
Nível 3
- Índice de Vulnerabilidade para Malária: Grau de suscetibilidade de um sistema socioecológico aos efeitos das mudanças climáticas à Malária, especificamente aquelas que resultam em variação de temperatura, precipitação e umidade.
- Índice de Exposição para Malária: Magnitude do contato entre o sistema socioecológico e a ameaça climática relacionadas à temperatura, precipitação e umidade relativa para a Malária.
- Índice de Ameaça Climática para Malária: Variações climáticas de temperatura máxima, precipitação e umidade relativa relacionadas a variação na ocorrência da Malária, com base em um intervalo de 20 anos.
Nível 4
- Índice de Sensibilidade para Malária: Grau em que um sistema socioecológico é potencialmente modificado ou afetado por uma ameaça climática combinada de temperatura, precipitação e umidade relativa para a Malária.
- Índice de Capacidade Adaptativa para Malária: Capacidade do sistema socioecológico de se ajustar às possíveis ameaças climáticas associadas à temperatura, precipitação e umidade relativa para a Malária.
Nível 5
- Suscetibilidade Social para Malária: Suscetibilidade da população em relação à ocorrência da Malária.
- Mobilidade Populacional para Malária: Sensibilidade da ocorrência da Malária quanto ao fluxo e mobilidade populacional .
- Perfil Epidemiológico da Malária: Perfil epidemiológico da Malária no município considerando o Índice Parasitário Anual (IPA) e a ocorrência de Malária falciparum no município.
- Acesso aos serviços de saúde para Malária: Acesso aos serviços de vigilância e de assistência à saúde.
- Malha rodoviária para Malária: Densidade de rodovias federais e/ou estaduais no município.
- Uso e ocupação do solo no território municipal para Malária: Padrões de atividades e ocupação no território municipal que favorecem à ocorrência e ao desenvolvimento dos vetores da Malária ou do seu agente etiológico.
Nível 6
- Domicílios sem acesso ao saneamento adequado para Malária: Proporção de domicílios sem acesso ao saneamento adequado no município.
- Baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) para Malária: Baixo IDH do município como indicador de condições de vida.
- Turistas recebidos no município para Malária: Visitas de turistas recebidos no município em relação à população total do município.
- Imigrantes chegados no último ano para Malária: Proporção de pessoas residentes no município há menos de um ano.
- Estimativa do Índice Parasitário Anual (IPA) para Malária: Estimativa do Índice Parasitário Anual (IPA) do município.
- Ocorrência de Malária falciparum no município: Ocorrência de casos de Malária falciparum no município resulta na maior sensibilidade da população local à Malária.
- Cobertura da Atenção Básica no município para Malária: Percentual da população coberta pela Atenção Básica no município.
- Acesso a diagnóstico e tratamento para Malária: Proporção de casos de Malária notificados com diagnóstico em tempo oportuno para tratamento do desfecho.
- Densidade de rodovias federais e/ou estaduais para Malária: Densidade de rodovias federais e/ou estaduais no município .
- Presença de assentamentos rurais para Malária: Presença de assentamentos rurais recentes no município.
- Mineração industrial e garimpos para Malária: Presença de área municipal dedicada à mineração industrial e garimpos no município .
- Área desflorestada recente para Malária: Redução da área de floresta nativa recentemente no município.
- População municipal residente em área rural para Malária: Percentual da população municipal residente em área rural.
- Área municipal coberta por corpos d'água para Malária: Percentual da área municipal coberta por corpos d'água.
- Temperatura Máxima Anual para Malária: Média Anual da Temperatura Máxima.
- Intensidade Simples de Precipitação para Malária: Média Anual da Intensidade Simples de Precipitação.
- Média da umidade relativa para Malária: Média Anual da umidade relativa.
Leishmaniose Tegumentar Americana
Nível 2
- Índice de Risco para Ocorrência de Leishmaniose Visceral para Leishmaniose Tegumentar Americana: Risco de impacto das mudanças climáticas em sistemas socioecológicos, considerando o desfecho Leishmaniose Tegumentar Americana.
Nível 3
- Índice de Vulnerabilidade para Leishmaniose Tegumentar Americana: Grau de suscetibilidade de um sistema socioecológico aos efeitos das mudanças climáticas à Leishmaniose Tegumentar Americana, especificamente aquelas que resultam em variação de temperatura, precipitação e umidade.
- Índice de Exposição para Leishmaniose Tegumentar Americana: Magnitude do contato entre o sistema socioecológico e a ameaça climática relacionadas à temperatura, precipitação e umidade relativa para a Leishmaniose Tegumentar Americana.
- Índice de Ameaça Climática para Leishmaniose Tegumentar Americana: Variações climáticas de temperatura, precipitação e umidade relativa relacionadas ao aumento de ocorrência da Leishmaniose Tegumentar Americana, com base em um intervalo de 20 anos.
Nível 4
- Índice de Sensibilidade para Leishmaniose Tegumentar Americana: Grau em que um sistema socioecológico é potencialmente modificado ou afetado por uma ameaça climática combinada de temperatura, precipitação e umidade relativa para a Leishmaniose Tegumentar Americana.
- Índice de Capacidade Adaptativa para Leishmaniose Tegumentar Americana: Capacidade do sistema socioecológico de se ajustar às possíveis ameaças climáticas associadas à temperatura, precipitação e umidade relativa para a Leishmaniose Tegumentar Americana.
Nível 5
- Suscetibilidade Social para Leishmaniose Tegumentar Americana: Suscetibilidade da população em relação à ocorrência da Leishmaniose Tegumentar Americana .
- Mobilidade Populacional para Leishmaniose Tegumentar Americana: Sensibilidade da ocorrência da Leishmaniose Tegumentar Americana quanto ao fluxo e mobilidade populacional .
- Perfil Epidemiológico da Leishmaniose Tegumentar Americana: Perfil epidemiológico da Leishmaniose Tegumentar Americana no município considerando a ocorrência do desfecho.
- Acesso aos serviços de saúde para Leishmaniose Tegumentar Americana: Acesso a serviços de vigilância e assistência à saúde.
- Malha rodoviária para Leishmaniose Tegumentar Americana: Densidade de rodovias federais e/ou estaduais no município.
- Uso e ocupação do solo para Leishmaniose Tegumentar Americana: Padrões de atividades e ocupação no território municipal que favorecem à ocorrência e desenvolvimento dos vetores da Leishmaniose Tegumentar Americana ou do seu agente etiológico.
Nível 6
- Domicílios sem acesso à coleta de lixo doméstico para Leishmaniose Tegumentar Americana: Percentual de domicílios no município sem acesso à coleta de lixo doméstico.
- Baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) para Leishmaniose Tegumentar Americana: Baixo IDH do município como indicador de condições de vida.
- Imigrantes chegados no último ano para Leishmaniose Tegumentar Americana: Proporção de pessoas residentes no município há menos de um ano.
- Ocorrência da Leishmaniose Tegumentar Americana: Ocorrência da Leishmaniose Tegumentar Americana no município por 100 mil habitantes.
- Cobertura da Atenção Básica no município para Leishmaniose Tegumentar Americana: Percentual da população coberta pela Atenção Básica no município.
- Densidade de rodovias federais e/ou estaduais para Leishmaniose Tegumentar Americana: Densidade de rodovias federais e/ou estaduais no município.
- Presença de assentamentos rurais para Leishmaniose Tegumentar Americana: Presença de assentamentos rurais recentes no município.
- Aglomerados subnormais para Leishmaniose Tegumentar Americana: Proporção da população residente em domicílios particulares em aglomerado no município.
- Cobertura florestal e natural não florestal para Leishmaniose Tegumentar Americana: Percentual da área municipal coberta por floresta ou formação natural não florestal.
- Cobertura agropecuária para Leishmaniose Tegumentar Americana: Percentual da área municipal dedicada à agricultura ou pecuária.
- Temperatura Máxima Anual para Leishmaniose Tegumentar Americana: Média Anual da Temperatura Máxima.
- Intensidade Simples de Precipitação para Leishmaniose Tegumentar Americana: Média Anual da Intensidade Simples de Precipitação.
Leishmaniose Visceral
Nível 2
- Índice de Risco para Ocorrência de Leishmaniose Tegumentar Americana para Leishmaniose Visceral: Risco de impacto das mudanças climáticas em sistemas socioecológicos, considerando o desfecho Leishmaniose Visceral.
Nível 3
- Índice de Vulnerabilidade para Leishmaniose Visceral: Grau de suscetibilidade de um sistema socioecológico aos efeitos das mudanças climáticas à Leishmaniose Visceral, especificamente aquelas que resultam em variação de temperatura, precipitação e umidade.
- Índice de Exposição para Leishmaniose Visceral: Magnitude do contato entre o sistema socioecológico e a ameaça climática relacionadas à temperatura, precipitação e umidade relativa para a Leishmaniose Visceral.
- Índice de Ameaça Climática para Leishmaniose Visceral: Variações climáticas de temperatura, precipitação e umidade relativa relacionadas ao aumento de ocorrência da Leishmaniose Visceral, com base em um intervalo de 20 anos.
Nível 4
- Índice de Sensibilidade para Leishmaniose Visceral: Grau em que um sistema socioecológico é potencialmente modificado ou afetado por uma ameaça climática combinada de temperatura, precipitação e umidade relativa para a Leishmaniose Visceral.
- Índice de Capacidade Adaptativa para Leishmaniose Visceral: Capacidade do sistema socioecológico de se ajustar às possíveis ameaças climáticas associadas à temperatura, precipitação e umidade relativa para a Leishmaniose Visceral.
Nível 5
- Suscetibilidade Social para Leishmaniose Visceral: Suscetibilidade da população em relação à ocorrência da Leishmaniose Visceral .
- Perfil Epidemiológico da Leishmaniose Visceral: Perfil epidemiológico da Leishmaniose Visceral no município considerando a ocorrência do desfecho.
- Acesso aos serviços de saúde para Leishmaniose Visceral: Acesso a serviços de vigilância e assistência à saúde.
- Malha rodoviária para Leishmaniose Visceral: Densidade de rodovias federais e/ou estaduais no município.
- Uso e ocupação do solo para Leishmaniose Visceral: Padrões de atividades e ocupação no território municipal que favorecem à ocorrência e desenvolvimento dos vetores da Leishmaniose Visceral ou do seu agente etiológico..
Nível 6
- Média da umidade relativa para Leishmaniose Visceral: Média Anual da umidade relativa.
- Domicílios sem acesso à coleta de lixo doméstico para Leishmaniose Visceral: Percentual de domicílios no município sem acesso à coleta de lixo doméstico.
- Baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) para Leishmaniose Visceral: Baixo IDH do município como indicador de condições de vida.
- Ocorrência da Leishmaniose Visceral: Ocorrência da Leishmaniose Visceral no município por 100 mil habitantes.
- Cobertura da Atenção Básica no município para Leishmaniose Visceral: Percentual da população coberta pela Atenção Básica no município.
- Densidade de rodovias federais e/ou estaduais para Leishmaniose Visceral: Densidade de rodovias federais e/ou estaduais no município.
- Presença de assentamentos rurais para Leishmaniose Visceral: Presença de assentamentos rurais recentes no município.
- Cobertura florestal e natural não florestal para Leishmaniose Visceral: Percentual da área municipal coberta por floresta ou formação natural não florestal.
- Temperatura Mínima Anual para Leishmaniose Visceral: Média Anual da Temperatura Mínima .
- Intensidade Simples de Precipitação para Leishmaniose Visceral: Média Anual da Intensidade Simples de Precipitação.
- Média da umidade relativa para Leishmaniose Visceral: Média Anual da umidade relativa.
Desastres Geo-hidrológicos
Inundações, enxurradas e alagamentos
Nível 2
- Índice de Risco para inundações, enxurradas e alagamentos para Inundações, enxurradas e alagamentos: Risco de impacto das mudanças climáticas em sistemas socioecológicos, considerando a ameaça de desastres geo-hidrológicos no evento de inundações, enxurradas e alagamentos.
Nível 3
- Índice de Vulnerabilidade para Inundações, enxurradas e alagamentos: Vulnerabilidade da população aos impactos dos desastres geo-hidrológicos de inundações, enxurradas e alagamentos.
- Índice de Exposição para Inundações, enxurradas e alagamentos: Exposição da população aos desastres geo-hidrológico de inundações, enxurradas e alagamentos.
- Índice de Ameaça de inundações, enxurradas e alagamentos para Inundações, enxurradas e alagamentos: Índice de Ameaça de inundações, enxurradas e alagamentos ocasionadas por chuvas intensas e características geográficas.
Nível 4
- Índice de Capacidade Adaptativa para Inundações, enxurradas e alagamentos: Capacidade do sistema socioecológico de se ajustar a possíveis desastres geo-hidrológicos de inundações, enxurradas e alagamentos.
- Índice de Sensibilidade para Inundações, enxurradas e alagamentos: Grau em que um sistema socioecológico é potencialmente modificado ou afetado por desatre geo-hidrológicos.
Nível 5
- Capacidade de investimento público municipal e renda para Inundações, enxurradas e alagamentos: Capacidade de investimento do município e renda da população, bem como investimentos em políticas de adaptação e em populações socioeconomicamente vulneráveis.
- Governança e gestão de risco de desastres de inundações, enxurradas e alagamentos para Inundações, enxurradas e alagamentos: Capacidade política e institucional em governança do risco, ações para redução e resposta em situações de desastres de inundações, enxurradas e alagamentos.
- Capacidade municipal em cidadania e políticas setoriais para Inundações, enxurradas e alagamentos: Capacidade de adaptação do município a partir de instrumentos de gestão urbana, governança setorial e de serviços sociais.
- Condições socioeconômicas e demografia da população para Inundações, enxurradas e alagamentos: Fatores populacionais que contribuem para a sensibilidade da população em situações de desastre de inundações, enchentes ou alagamentos..
- Deficiência em infraestrutura municipal para Inundações, enxurradas e alagamentos: Deficiência dos sistemas públicos municipais de saneamento básico e de mobilidade urbana.
- Moradias em ambiente de risco para Inundações, enxurradas e alagamentos: Domicílios particulares permanentes expostos a desatre naturais.
- Densidade demográfica para Inundações, enxurradas e alagamentos: Densidade demográfica em áreas urbanizadas.
Nível 6
- Investimento per capita em políticas de adaptação e infraestrutura para proteção ambiental para Inundações, enxurradas e alagamentos: Valor per capita das transferências governamentais destinadas à proteção ambiental em políticas de adaptação e infraestrutura.
- Índice Firjan de Gestão Fiscal para Inundações, enxurradas e alagamentos: Capacidade municipal de eficiência da gestão fiscal.
- Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal de emprego e renda para Inundações, enxurradas e alagamentos: Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal de emprego e renda.
- Produto Interno Bruto por área urbana para Inundações, enxurradas e alagamentos: Capacidade econômica municipal em função da densidade urbana municipal.
- Programa Cidades Resilientes para Inundações, enxurradas e alagamentos: Adesão ao Programa Cidades Resilientes.
- Instituições que atuam em gestão de risco de desastres para Inundações, enxurradas e alagamentos: Capacidade institucional de atuar no planejamento adaptativo e que contribui com a capacidade de resposta do município, para situações de desastres de inundações, enxurradas e alagamentos.
- Gestão de resíduos e limpeza pública para Inundações, enxurradas e alagamentos: Capacidade municipal na gestão dos resíduos sólidos e ações periódicas de limpeza pública em épocas de chuva.
- Instrumentos de gestão de ocupação urbana em áreas de risco de inundações, enxurradas e alagamentos para Inundações, enxurradas e alagamentos: Capacidade de gestão adaptativa de ocupação urbana em áreas de risco de inundações, enxurradas e alagamentos.
- Ações adaptativas para redução de risco em situações de desastres de inundações, enxurradas e alagamentos para Inundações, enxurradas e alagamentos: Capacidade institucional de atuar no planejamento adaptativo e que contribui com a capacidade de resposta do município, para situações de desastres de inundações, enxurradas e alagamentos.
- Sistemas de alerta antecipado para desastres de inundações, enxurradas e alagamentos para Inundações, enxurradas e alagamentos: Capacidade de lidar com a ameaça de inundações, enxurradas e alagamentos e emitir alertas para que ações possam ser desdobradas pelas instituições municipais e comunitárias.
- Plano de contingência para desastres de inundações, enxurradas e alagamentos para Inundações, enxurradas e alagamentos: Capacidade de resposta do município em caso de ocorrência de inundações, enxurradas e alagamentos, medido pela existência de um planejamento adaptativo para ações emergenciais.
- Legislação de zoneamento e uso e ocupação do solo para Inundações, enxurradas e alagamentos: Gestão municipal do uso e ocupação do solo.
- Governança em meio ambiente para Inundações, enxurradas e alagamentos: Existência e condição de conselho municipal de meio ambiente e de fundo municipal de meio ambiente.
- Governança em habitação para Inundações, enxurradas e alagamentos: Existência de conselho municipal de habitação, existência de fundo e de plano municipal de habitação.
- Governança em transporte para Inundações, enxurradas e alagamentos: Existência e condição de conselho municipal de transporte, existência de fundo e de plano municipal de transporte.
- Nível de atendimento dos estabelecimentos de saúde para Inundações, enxurradas e alagamentos: Capacidade de atendimento dos estabelecimentos de saúde no município.
- Nível de implementação e articulação do plano municipal de saneamento básico para Inundações, enxurradas e alagamentos: Nível de implementação e articulação de planos municipais de saneamento básico para gestão dos recursos hídricos.
- População com demandas especiais em situação de desastres para Inundações, enxurradas e alagamentos: Percentual da população que compõem grupos com alguma capacidade física e psíquica diminuída e/ou de locomoção e que possui dependência e atenção especial em situação de desastres geo-hidrológicos.
- Jovens sem ensino médio concluído até os 19 anos de idade para Inundações, enxurradas e alagamentos: Jovens sem ensino médio concluído até os 19 anos de idade.
- Renda municipal apropriada pelos 20% mais pobres para Inundações, enxurradas e alagamentos: Renda municipal apropriada pelos 20% mais pobres (%).
- Proporção de domicílios inadequados ou semi-inadequados para Inundações, enxurradas e alagamentos: Proporção de domicílios inadequados ou semi-inadequados.
- Falta de mobilidade urbana para Inundações, enxurradas e alagamentos: Déficit em infraestrutura e equipamentos para o mobilidade urbana.
- Inacessibilidade às cidades para Inundações, enxurradas e alagamentos: Tempo de deslocamento nas rodovias do município.
- Nível de falta de acesso ao saneamento básico para Inundações, enxurradas e alagamentos: Nível de falta atendimento domiciliar aos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos urbanos.
- Inexistência de manejo de águas pluviais para Inundações, enxurradas e alagamentos: Inexistência de sistemas de manejo de águas pluviais no município.
- Proporção de domicílios em áreas de risco para Inundações, enxurradas e alagamentos: Domicílios particulares permanentes expostos a desastres naturais.
- Densidade da população em áreas urbanizadas para Inundações, enxurradas e alagamentos: Densidade da população em áreas urbanizadas: Indicador calculado pela razão entre o número de moradores em áreas urbanas e o cálculo de área urbanizada.
Deslizamento de terra
Nível 2
- Índice de Risco para deslizamento de terra para Deslizamento de terra: Risco de impacto das mudanças climáticas em sistemas socioecológicos, considerando a ameaça de desastre geo-hidrológico no evento de deslizamento de terra.
Nível 3
- Índice de Vulnerabilidade para Deslizamento de terra: Vulnerabilidade da população aos impactos de desastre geo-hidrológico de deslizamento de terra.
- Índice de Exposição para Deslizamento de terra: Exposição da população ao desastre geo-hidrológico de deslizamento de terra.
- Índice de Ameaça de deslizamento de terra para Deslizamento de terra: Índice de Ameaça de deslizamento de terra ocasionado por chuvas intensas e características geográficas.
Nível 4
- Índice de Capacidade Adaptativa para Deslizamento de terra: Capacidade do sistema socioecológico de se ajustar a possíveis desastres geo-hidrológicos de deslizamentos de terra.
- Índice de Sensibilidade para Deslizamento de terra: Grau em que um sistema socioecológico é potencialmente modificado ou afetado por desastres geo-hidrológicos.
Nível 5
- Capacidade de investimento público municipal e renda para Deslizamento de terra: Capacidade de investimento do município e renda da população, bem como investimentos em políticas de adaptação e em populações socioeconomicamente vulneráveis.
- Governança e gestão de risco de desastre de deslizamento de terra para Deslizamento de terra: Capacidade política e institucional em governança do risco, ações para redução e resposta em situação de desastre de deslizamento de terra.
- Capacidade municipal em cidadania e políticas setoriais para Deslizamento de terra: Capacidade de adaptação do município a partir de instrumentos de gestão urbana, governança setorial e de serviços sociais.
- Condições socioeconômicas e demografia da população para Deslizamento de terra: Fatores populacionais que contribuem para a sensibilidade da população em situações de desastre de deslizamento de terra.
- Deficiência em infraestrutura municipal para Deslizamento de terra: Deficiência dos sistemas públicos municipais de saneamento básico e de mobilidade urbana.
- Moradias em ambiente de risco para Deslizamento de terra: Domicílios particulares permanentes expostos a desastres naturais.
- Densidade demográfica para Deslizamento de terra: Densidade demográfica em áreas urbanizadas.
Nível 6
- Investimento per capita em políticas de adaptação e infraestrutura para proteção ambiental para Deslizamento de terra: Valor per capita das transferências governamentais destinadas à proteção ambiental em políticas de adaptação e infraestrutura.
- Índice Firjan de Gestão Fiscal para Deslizamento de terra: Capacidade municipal de eficiência da gestão fiscal.
- Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal de emprego e renda para Deslizamento de terra: Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal de emprego e renda.
- Produto Interno Bruto por área urbana para Deslizamento de terra: Capacidade econômica municipal em função da densidade urbana municipal.
- Programa Cidades Resilientes para Deslizamento de terra: Adesão ao Programa Cidades Resilientes.
- Instituições que atuam em gestão de risco de desastres para Deslizamento de terra: Capacidade institucional de atuar no planejamento adaptativo e que contribui com a capacidade de resposta do município, para situações de desastres de deslizamentos de terra.
- Gestão de resíduos e limpeza pública para Deslizamento de terra: Capacidade municipal na gestão dos resíduos sólidos e ações periódicas de limpeza pública em épocas de chuva.
- Instrumentos de gestão de ocupação urbana em áreas de risco de deslizamento de terra para Deslizamento de terra: Capacidade de gestão adaptativa de ocupação urbana em áreas de risco de deslizamento de terra.
- Ações adaptativas para redução de risco em situações de desastre de deslizamento de terra para Deslizamento de terra: Capacidade institucional de atuar no planejamento adaptativo e que contribui com a capacidade de resposta do município, para situações de desastres de deslizamentos de terra.
- Sistemas de alerta antecipado para desastres de deslizamento de terra para Deslizamento de terra: Capacidade de lidar com a ameaça de deslizamento de terra e emitir alertas para que ações possam ser desdobradas pelas instituições municipais e comunitárias.
- Plano de contingência para desastre de deslizamento de terra para Deslizamento de terra: Capacidade de resposta do município em caso de ocorrência de deslizamento de terra, medido pela existência de um planejamento adaptativo para ações emergenciais.
- Legislação de zoneamento e uso e ocupação do solo para Deslizamento de terra: Gestão municipal do uso e ocupação do solo.
- Governança em meio ambiente para Deslizamento de terra: Existência e condição de conselho municipal de meio ambiente e de fundo municipal de meio ambiente.
- Governança em habitação para Deslizamento de terra: Existência de conselho municipal de habitação, existência de fundo e de plano municipal de habitação.
- Governança em transporte para Deslizamento de terra: Existência e condição de conselho municipal de transporte, existência de fundo e de plano municipal de transporte.
- Nível de atendimento dos estabelecimentos de saúde para Deslizamento de terra: Capacidade de atendimento dos estabelecimentos de saúde no município.
- Nível de implementação e articulação do plano municipal de saneamento básico para Deslizamento de terra: Nível de implementação e articulação de planos municipais de saneamento básico para gestão dos recursos hídricos.
- População com demandas especiais em situação de desastres para Deslizamento de terra: Percentual da população que compõem grupos com alguma capacidade física e psíquica diminuída e/ou de locomoção e que possui dependência e atenção especial em situações de desastres geo-hidrológicos.
- Jovens sem ensino médio concluído até os 19 anos de idade para Deslizamento de terra: Jovens sem ensino médio concluído até os 19 anos de idade.
- Renda municipal apropriada pelos 20% mais pobres para Deslizamento de terra: Renda municipal apropriada pelos 20% mais pobres (%).
- Proporção de domicílios inadequados ou semi-inadequados para Deslizamento de terra: Proporção de domicílios inadequados ou semi-inadequados.
- Falta de mobilidade urbana para Deslizamento de terra: Déficit em infraestrutura e equipamentos para o mobilidade urbana.
- Inacessibilidade às cidades para Deslizamento de terra: Tempo de deslocamento nas rodovias do município.
- Nível de falta de acesso ao saneamento básico para Deslizamento de terra: Nível de falta atendimento domiciliar aos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos urbanos.
- Inexistência de manejo de águas pluviais para Deslizamento de terra: Inexistência de sistemas de manejo de águas pluviais no município.
- Proporção de domicílios em áreas de risco para Deslizamento de terra: Domicílios particulares permanentes expostos a desastres naturais.
- Densidade da população em áreas urbanizadas para Deslizamento de terra: Densidade da população em áreas urbanizadas: Indicador calculado pela razão entre o número de moradores em áreas urbanas e o cálculo de área urbanizada.
Infraestrutura Rodoviária
Deslizamento
Nível 2
- Índice de Risco de Impacto devido ao Deslizamento: Risco de impacto das mudanças climáticas para a infraestrutura rodoviária devido ao impacto de deslizamento.
Nível 3
- Índice de Vulnerabilidade para Deslizamento: Grau de suscetibilidade da infraestrutura rodoviária aos efeitos das mudanças climáticas, especificamente aquelas que resultam em deslizamento.
- Índice de Exposição para Deslizamento: Magnitude do contato entre a infraestrutura rodoviária e as ameaças climáticas, especificamente aquelas que resultam em deslizamento .
- Índice de Ameaça Climática para Deslizamento: Variações climáticas relacionadas à precipitação intensa que resultam em deslizamento, com base em um intervalo climático normal de 20 anos .
Nível 6
- Suscetibilidade a Deslizamentos: Potencialidade a deslizamentos do Brasil.
- Índice da Condição da Superfície (ICS) para Deslizamento: Normalização do ICS.
- Tipo de Rodovias para Deslizamento: Normalização do tipo de rodovia.
- Peso da carga para Deslizamento: Normalização do peso da carga transportada.
- Localização da OAE para Deslizamento: Localização das Obras de Arte Especiais (OAE).
- Volume Médio Diário Anual (VMDA) para Deslizamento: Volume Médio Diário Anual (VMDA).
- Número de dias com chuva igual ou maior a 50 mm (R50mm) para Deslizamento: Indica a frequência de extremos de chuva.
- Chuva máxima acumulada em 5 dias (Rx5day) para Deslizamento: Indica a intensidade de extremos de chuva.
- Número máximo de dias consecutivos com chuva (CWD) para Deslizamento: Indica a persistência de chuva .
Erosão
Nível 2
- Índice de Risco de Impacto devido à Erosão : Risco de impacto das mudanças climáticas para a infraestrutura rodoviária devido ao impacto de erosão.
Nível 3
- Índice de Vulnerabilidade para Erosão: Grau de suscetibilidade da infraestrutura rodoviária aos efeitos das mudanças climáticas, especificamente aquelas que resultam em erosão.
- Índice de Exposição para Erosão: Magnitude do contato entre a infraestrutura rodoviária e as ameaças climáticas, especificamente aquelas que resultam em erosão.
- Índice de Ameaça Climática para Erosão: Variações climáticas relacionadas à precipitação intensa que resultam em erosão, com base em um intervalo climático normal de 20 anos .
Nível 6
- Suscetibilidade a Erosão: Potencialidade a erosão.
- Índice da Condição da Superfície (ICS) para Erosão: Normalização do ICS.
- Tipo de Rodovias para Erosão: Normalização do tipo de rodovia.
- Peso da carga para Erosão: Normalização do peso da carga transportada.
- Localização da OAE para Erosão: Localização das Obras de Arte Especiais (OAE).
- Volume Médio Diário Anual (VMDA) para Erosão: Volume Médio Diário Anual (VMDA).
- Número de dias com chuva igual ou maior a 20 mm (R20mm) para Erosão: Indica a frequência de extremos de chuva.
- Chuva máxima acumulada em 1 dia (Rx1day) para Erosão: Indica a intensidade de extremos de chuva.
- Índice de intensidade de precipitação simples (SDII) para Erosão: Indica a intensidade de extremos de chuva.
Temperatura
Nível 2
- Índice de Risco de Impacto devido à Alta Temperatura: Risco de impacto das mudanças climáticas para a infraestrutura rodoviária devido ao impacto de alta temperatura.
Nível 3
- Índice de Vulnerabilidade para Temperatura: Grau de suscetibilidade da infraestrutura rodoviária aos efeitos das mudanças climáticas, especificamente aquelas que resultam em alta temperatura.
- Índice de Exposição para Temperatura: Magnitude do contato entre a infraestrutura rodoviária e as ameaças climáticas, especificamente aquelas que resultam em alta temperatura.
- Índice de Ameaça Climática para Temperatura: Variações climáticas relacionadas à alta temperatura com base em um intervalo climático normal de 20 anos.
Nível 6
- Índice da Condição da Superfície (ICS) para Temperatura: Normalização do ICS.
- Tipo de Rodovias para Temperatura: Normalização do tipo de rodovia.
- Peso da carga para Temperatura: Normalização do peso da carga transportada.
- Localização da OAE para Temperatura: Localização das Obras de Arte Especiais (OAE).
- Volume Médio Diário Anual (VMDA) para Temperatura: Volume Médio Diário Anual (VMDA).
- Índice de duração de ondas de calor (HWDI) para Temperatura: Indica a persistência de temperaturas altas .
- Média dos 7 dias consecutivos mais quentes do ano (Tx7day) para Temperatura: Indica a persistência de temperaturas altas .
Alagamento e Inundação
Nível 2
- Índice de Risco de Impacto devido ao Alagamento e Inundação: Risco de impacto das mudanças climáticas para a infraestrutura rodoviária devido ao impacto de alagamento e inundação.
Nível 3
- Índice de Vulnerabilidade para Alagamento e Inundação: Grau de suscetibilidade da infraestrutura rodoviária aos efeitos das mudanças climáticas, especificamente aquelas que resultam em alagamento e inundação.
- Índice de Exposição para Alagamento e Inundação: Magnitude do contato entre a infraestrutura rodoviária e as ameaças climáticas, especificamente aquelas que resultam em alagamento e inundação.
- Índice de Ameaça Climática para Alagamento e Inundação: Variações climáticas relacionadas à precipitação intensa que resultam em alagamento e inundação, com base em um intervalo climático normal de 20 anos.
Nível 6
- Vulnerabilidade à inundação para Alagamento e Inundação: Normalização do mapa da vulnerabilidade à inundação.
- Índice da Condição da Superfície (ICS) para Alagamento e Inundação: Normalização do ICS.
- Tipo de Rodovias para Alagamento e Inundação: Normalização do tipo de rodovia.
- Peso da carga para Alagamento e Inundação: Normalização do peso da carga transportada.
- Localização da OAE para Alagamento e Inundação: Localização das Obras de Arte Especiais (OAE).
- Volume Médio Diário Anual (VMDA) para Alagamento e Inundação: Volume Médio Diário Anual (VMDA).
- Número de dias com chuva igual ou maior a 20 mm (R20mm) para Alagamento e Inundação: Indica a frequência de extremos de chuva.
- Chuva máxima acumulada em 1 dia (Rx1day) para Alagamento e Inundação: Indica a intensidade de extremos de chuva.
- Número máximo de dias consecutivos com chuva (CWD) para Alagamento e Inundação: Indica a persistência de chuva .
Queimada
Nível 2
- Índice de Risco de Impacto devido à Queimada: Risco de impacto das mudanças climáticas para a infraestrutura rodoviária devido ao impacto de queimada.
Nível 3
- Índice de Vulnerabilidade para Queimada: Grau de suscetibilidade da infraestrutura rodoviária aos efeitos das mudanças climáticas, especificamente aquelas que resultam em queimada.
- Índice de Exposição para Queimada: Magnitude do contato entre a infraestrutura rodoviária e as ameaças climáticas, especificamente aquelas que resultam em queimada.
- Índice de Ameaça Climática para Queimada: Variações climáticas relacionadas à alta temperatura com seca prolongada, com base em um intervalo climático normal de 20 anos .
Nível 6
- Foco de incêndios para Queimada: Mapa de Focos de Queimadas.
- Índice da Condição da Superfície (ICS) para Queimada: Normalização do ICS.
- Tipo de Rodovias para Queimada: Normalização do tipo de rodovia.
- Peso da carga para Queimada: Normalização do peso da carga transportada.
- Localização da OAE para Queimada: Localização das Obras de Arte Especiais (OAE).
- Volume Médio Diário Anual (VMDA) para Queimada: Volume Médio Diário Anual (VMDA).
- Número de dias com temperatura máxima acima de 30°C (TXge30) para Queimada: Indica a frequência de temperaturas altas.
- Índice de duração de ondas de calor (HWDI) para Queimada: Indica a persistência de temperaturas altas .
- Número máximo de dias secos consecutivos (CDD) para Queimada: Indica persistência de seca.
Infraestrutura Ferroviária
Deslizamento
Nível 2
- Índice de Risco de Impacto devido ao Deslizamento: Risco de impacto das mudanças climáticas para a infraestrutura ferroviária devido ao impacto de deslizamento .
Nível 3
- Índice de Vulnerabilidade para Deslizamento: Grau de suscetibilidade da infraestrutura ferroviária aos efeitos das mudanças climáticas, especificamente aquelas que resultantes do deslizamento.
- Índice de Exposição para Deslizamento: Magnitude do contato entre a infraestrutura ferroviária e as ameaças climáticas, especificamente aquelas que resultam em deslizamento.
- Índice de Ameaça Climática para Deslizamento: Variações climáticas relacionadas à precipitação intensa, com base em um intervalo climático normal de 20 anos.
Nível 6
- Suscetibilidade a Deslizamentos: Potencialidade a deslizamentos do Brasil.
- Tipo de bitola para Deslizamento: Largura entre as faces interiores de dois trilhos de um trecho ferroviário.
- Peso da carga para Deslizamento: Peso da carga transportada.
- Volume de veículos para Deslizamento: Volume de veículos ferroviários.
- Número de dias com chuva igual ou maior a 50 mm (R50mm) para Deslizamento: Indica a frequência de extremos de chuva.
- Chuva máxima acumulada em 5 dias (Rx5day) para Deslizamento: Indica a intensidade de extremos de chuva.
- Número máximo de dias consecutivos com chuva (CWD) para Deslizamento: Indica a persistência de chuva .
Erosão
Nível 2
- Índice de Risco de Impacto devido à Erosão : Risco de impacto das mudanças climáticas para a infraestrutura ferroviária devido ao impacto de erosão.
Nível 3
- Índice de Vulnerabilidade para Erosão: Grau de suscetibilidade da infraestrutura ferroviária aos efeitos das mudanças climáticas, especificamente aquelas que resultantes da erosão.
- Índice de Exposição para Erosão: Magnitude do contato entre a infraestrutura ferroviária e as ameaças climáticas, especificamente aquelas que resultam em erosão.
- Índice de Ameaça Climática para Erosão: Variações climáticas relacionadas à precipitação intensa, com base em um intervalo climático normal de 20 anos.
Nível 6
- Suscetibilidade a Erosão: Potencialidade a erosão.
- Tipo de bitola para Erosão: Largura entre as faces interiores de dois trilhos de um trecho ferroviário.
- Peso da carga para Erosão: Peso da carga transportada.
- Volume de veículos para Erosão: Volume de veículos ferroviários.
- Chuva máxima acumulada em 1 dia (Rx1day) para Erosão: Indica a intensidade de extremos de chuva.
- Índice de intensidade de precipitação simples (SDII) para Erosão: Indica a intensidade de extremos de chuva.
Temperatura
Nível 2
- Índice de Risco de Impacto devido à Alta Temperatura: Risco de impacto das mudanças climáticas para a infraestrutura ferroviária devido ao impacto de altas temperaturas.
Nível 3
- Índice de Vulnerabilidade para Temperatura: Grau de suscetibilidade da infraestrutura ferroviária aos efeitos das mudanças climáticas, especificamente aquelas que resultantes das altas temperaturas.
- Índice de Exposição para Temperatura: Magnitude do contato entre a infraestrutura ferroviária e as ameaças climáticas, especificamente aquelas resultantes das altas temperaturas.
- Índice de Ameaça Climática para Temperatura: Variações climáticas relacionadas às altas temperaturas com base em um intervalo climático normal de 20 anos.
Nível 6
- Tipo de bitola para Temperatura: Largura entre as faces interiores de dois trilhos de um trecho ferroviário.
- Peso da carga para Temperatura: Peso da carga transportada.
- Volume de veículos para Temperatura: Volume de veículos ferroviários.
- Índice de duração de ondas de calor (HWDI) para Temperatura: Indica a persistência de temperaturas altas .
- Média dos 7 dias consecutivos mais quentes do ano (Tx7day) para Temperatura: Indica a persistência de temperaturas altas .