Agência Nacional de Águas participa do desenvolvimento de indicadores para o AdaptaBrasil

Parceria entre o AdaptaBrasil MCTI e a Agência Nacional de Águas (ANA) visa fortalecer a segurança hídrica do Brasil
ANA e INPE

No início de março, o AdaptaBrasil MCTI e a Agência Nacional de Águas (ANA) realizaram uma reunião técnica para consolidar, validar e definir os os ajustes finais nos processamentos das variáveis para a composição dos indicadores-base da 2ª Versão do Setor de Recursos Hídricos do AdaptaBrasil.

Os indicadores desenvolvidos em parceria com a ANA  estão na escala municipal, sendo este um dos maiores ganhos quando comparados a outros indicadores de recursos hídricos que são apresentados a nível de bacia hidrográfica. 

Desta forma, a parceria AdaptaBrasil e ANA  desempenham um papel vital na comunicação ampla sobre a vulnerabilidade da segurança hídrica diante das mudanças climáticas. Afinal, eles não apenas podem embasar políticas relacionadas à adaptação climática e aos recursos hídricos para tomadores de decisão, mas também fortalecerá a participação cidadã. 

A nova composição dos indicadores seguirá padrões internacionais de risco climático, garantindo uma abordagem conceitual e metodológica consistente com os demais setores da plataforma. 

Espera-se que a 2ª Versão do Setor de Recursos Hídricos esteja disponível na plataforma até o final do primeiro semestre de 2024, fornecendo assim dados atualizados e essenciais para o planejamento e gestão eficazes dos recursos hídricos no Brasil.

 

Dúvidas sobre o AdaptaBrasil MCTI? Envie sua pergunta por meio deste formulário.

Saiba mais sobre o AdaptaBrasil MCTI.

Siga-nos no Instagram e X/Twitter.