AdaptaBrasil é destaque no II Seminário Catarinense de Adaptação às Mudanças Climáticas

Aconteceu no dia 1º de outubro de 2025, na sede da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), o II Seminário Catarinense de Adaptação às Mudanças Climáticas.
Organizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde de Santa Catarina (Semae), com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o evento – que teve como tema principal “Ciência e Governança” – reuniu gestores públicos, pesquisadores e representantes de diferentes instituições para debater estratégias de adaptação baseadas em evidências científicas.
Ciência, Cidades e Justiça Climática
O analista de ciência e tecnologia da coordenação-geral de Ciência do Clima do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Sávio Túlio Oselieri Raeder, participou do painel “Ciência, Cidades e Justiça Climática”. Em sua fala, Raeder apresentou o AdaptaBrasil e destacou que a plataforma foi concebida para transformar dados e indicadores em diagnósticos territoriais que orientem ações de adaptação.
“O AdaptaBrasil tem um caráter bastante inovador de apoio à gestão e ao planejamento do risco climático nas cidades. A plataforma é voltada à construção de evidências científicas para políticas públicas e integra o trabalho mais amplo do MCTI no avanço da fronteira do conhecimento, desenvolvimento tecnológico e disseminação científica”, afirmou.
Além disso, explicou como funciona a estrutura analítica da ferramenta, baseada na “flor de risco” (que integra dimensões de ameaça climática, vulnerabilidade e exposição), apresentou projeções de risco climático para 2030 e 2050 e falou sobre a Síntese dos Resultados do Setor Estratégico Segurança Alimentar.
Raeder lembrou que o AdaptaBrasil permite que gestores municipais identifiquem riscos climáticos específicos de seus territórios e conheçam projeções para as próximas décadas. Com isso, podem priorizar investimentos em adaptação com base em evidências científicas consolidadas.
Por fim, destacou a contribuição da plataforma para o Plano Clima. “O AdaptaBrasil tem apoiado a Estratégia Nacional de Adaptação e os Planos Setoriais de Adaptação com as melhores evidências científicas”, disse.
AdaptaCidades
O II Seminário Catarinense de Adaptação às Mudanças Climáticas foi marcado ainda pelo lançamento do programa AdaptaCidades em Santa Catarina, que vai oferecer apoio técnico a 20 municípios catarinenses na construção de seus planos municipais de adaptação. A presença do AdaptaBrasil no evento reforça a importância de conectar ciência, dados e governança para fortalecer a resiliência climática nas cidades brasileiras.
Saiba mais:
- Assista à palestra de Raeder no II Seminário Catarinense de Adaptação às Mudanças Climáticas.
- Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima destaca AdaptaBrasil no Plano Clima