AdaptaBrasil é destaque em matéria da Veja Negócios sobre impactos das mudanças climáticas na saúde 

Reportagem destaca a importância de mapear os riscos das mudanças do clima na saúde e revela qual é a postura que a emergência climática demanda dos gestores públicos
AdaptaBrasil é destaque em matéria da Veja Negócios sobre impactos das mudanças climáticas na saúde 

A Veja Negócios publicou uma matéria detalhando como as mudanças climáticas podem alterar padrões de disseminação de diversas doenças.

A reportagem menciona, por exemplo, que fenômenos como ondas de calor, enchentes e aumento da poluição do ar contribuem para a proliferação de vetores de doenças e, consequentemente, para o agravamento de problemas de saúde.

O texto cita dados referentes aos principais riscos relacionados aos impactos das mudanças climáticas na saúde no Brasil, tais como:

  • Aumento de enchentes e alterações na temperatura média, que facilitam proliferação de vetores de doenças como malária, dengue e leishmaniose.
  • Surtos de doenças desencadeadas pelo calor, incluindo desidratação e complicações cardiovasculares.
  • Problemas relacionados à poluição do ar e enchentes, que agravam doenças respiratórias e de transmissão hídrica; além de deslizamentos e alagamentos que interrompem a rotina da população.

A matéria destaca ainda que a plataforma AdaptaBrasil mapeia os potenciais riscos das mudanças climáticas no país em diversas áreas – incluindo a saúde –, disponibilizando informações para os municípios.  

Entrevistada pelo veículo, a Dra. Cassia Lemos, assessora de conteúdo para os sistemas do AdaptaBrasil, destacou a importância dessa análise regional para que os gestores públicos possam se preparar e prevenir desastres.

“O novo cenário vai demandar dos gestores públicos uma nova postura preventiva. Com base nesses dados [regionais], é possível identificar, em cada região, quais são os principais riscos das mudanças climáticas”, ressalta. 

Leia a reportagem na íntegra aqui

Tem dúvidas sobre o AdaptaBrasil MCTI?

Leia também: 

Pesquisadora alerta: é preciso aumentar a conscientização sobre os impactos das mudanças climáticas na saúde da população