Especialista destaca a importância de dados científicos para enfrentar mudanças climáticas
Recentemente, Cassia Lemos, assessora de conteúdo da plataforma AdaptaBrasil MCTI, participou de uma live sobre os impactos das mudanças climáticas na bacia paulista do rio Paraíba do Sul.
Durante o evento, em que se discutiram conceitos fundamentais aplicáveis tanto à região da bacia do Paraíba do Sul quanto a outras regiões do Brasil, Cassia salientou a importância de se usar dados científicos para embasar políticas públicas de mitigação e adaptação climática, e destacou o papel da AdaptaBrasil nesse processo.
“O objetivo da plataforma AdaptaBrasil é consolidar, integrar e compartilhar informações de risco climático para balizar a formulação de políticas públicas. Os dados fornecidos pela AdaptaBrasil permitem ao gestor local o acesso a informações sobre o risco de impacto das mudanças climáticas em setores estratégicos da economia e da sociedade do seu território”, explicou.
Além disso, Dra. Cassia aproveitou a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre mitigação e adaptação climática.
“A mitigação climática refere-se a ações para reduzir a quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera, como o plantio de árvores para estocar carbono. Já a adaptação climática envolve ações para lidar com os impactos climáticos, como obras de macrodrenagem para aumentar a capacidade adaptativa dos municípios”, explicou a engenheira ambiental e doutora em Ciência do Sistema Terrestre pelo INPE.
Por fim, a discussão passou pela influência das mudanças climáticas na saúde pública.
Nesse contexto, a assessora de conteúdo da AdaptaBrasil explicou que as mudanças climáticas podem aumentar a incidência de doenças, como a dengue, devido às variações de temperatura e precipitação e alertou sobre os riscos do desmatamento na Amazônia. “O desmatamento na floresta amazônica aumenta o risco à saúde, com vetores desconhecidos que podem surgir e afetar a população”, apontou.
A live, que foi realizada em comemoração aos 30 anos do Comitê das Bacias Hidrográficas do rio Paraíba do Sul, está disponível no YouTube. Para assistir, basta acessar este link.
Foto: Divulgação CBH-PS