Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima destaca AdaptaBrasil no Plano Clima

Plano Clima, que abordará estratégias para enfrentamento das mudanças climáticas, usa dados do AdaptaBrasil como referência para planejar ações de mitigação e adaptação
Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima destaca AdaptaBrasil no Plano Clima

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima divulgou detalhes sobre o Plano Clima, documento estratégico que estabelecerá diretrizes para mitigação e adaptação aos impactos das mudanças climáticas no Brasil. 

O planejamento abrangerá um período até 2035 e terá dois pilares: 

  • A estratégia nacional de mitigação, para reduzir as emissões de efeito estufa
  • A estratégia nacional de adaptação, para garantir melhores condições de o país enfrentar os eventos climáticos que já se tornaram inevitáveis. 

O conjunto de ações considera uma estratégia mais ampla de ação climática, abordando a necessidade de uma transição socialmente justa, além de incluir meios de implementação, monitoramento e transparência. 

O Plano, que está sendo elaborado no âmbito do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima, integra ações multissetoriais e coordena esforços em diversas frentes para garantir a sustentabilidade e a resiliência ambiental do país.

Apoiado por dados do AdaptaBrasil MCTI, um artigo publicado no site do Ministério que explica o Plano Clima destaca que são consideráveis os desafios no que diz respeito aos efeitos já notáveis da mudança do clima sobre a saúde, segurança alimentar, segurança energética e infraestruturas de estradas e portos. 

“A plataforma AdaptaBrasil, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), identificou pouco mais da metade dos 5.570 municípios brasileiros com índice de vulnerabilidade alto ou muito alto a desastres geo-hidrológicos – como enchentes, inundações e deslizamento de terras –, como mostra o  mapa abaixo. De acordo com a mesma plataforma, 48% dos municípios brasileiros (2.263) têm capacidade baixa ou muito baixa diante de eventos de secas”, aponta o texto.

O AdaptaBrasil recebeu menção especial por ser crucial para a formulação de políticas públicas. Afinal, fornece dados detalhados que ajudam a identificar áreas mais suscetíveis aos efeitos adversos do clima, permitindo a implementação de medidas preventivas e corretivas de forma mais eficaz.

Sobre o Plano Clima

O Plano Clima está em elaboração desde o final de 2023, com grupos de trabalho integrados por representantes de 18 ministérios, da Rede Clima e do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima. Para saber mais, leia este artigo publicado no site do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.