AdaptaBrasil MCTI participa de eventos sobre estratégias inovadoras e sustentáveis para o desenvolvimento urbano em Florianópolis

Entre 20 e 23 de novembro, agentes de 20 instituições públicas debateram riscos climáticos e instrumentos de planejamento e governança climática
Editar Notícia AdaptaBrasil MCTI participa de eventos sobre estratégias inovadoras e sustentáveis para o desenvolvimento urbano em Florianópolis

Com o objetivo de debater desafios, riscos e oportunidades para a gestão e o planejamento metropolitano com foco na adaptação climática de Florianópolis (SC) e região, 38 representantes de 20 instituições públicas participaram dos eventos Diálogo Nacional e Laboratório UrbanShift Florianópolis.

Os encontros reuniram profissionais de ministérios, agências metropolitanas, prefeituras municipais, universidades e institutos de pesquisa para discutir como medidas de enfrentamento às mudanças climáticas podem tanto ser integradas aos instrumentos de planejamento metropolitano como melhorar a governança intermunicipal.

Além disso, as partes interessadas – a nível nacional, estadual e municipal – alinharam estratégias para o desenvolvimento urbano. Por fim, soluções inovadoras para a integração do planejamento urbano-ambiental ao desenvolvimento sustentável da região foram apresentadas.

O AdaptaBrasil MCTI foi representado por Cassia Lemos, especialista em Relações Governamentais e responsável pelas articulações com as instituições parceiras do AdaptaBrasil. Lemos esteve em Florianópolis para falar sobre o arcabouço teórico-metodológico e sobre os índices e indicadores de risco climático da plataforma relacionados ao território de Florianópolis.

Segundo ela, o AdaptaBrasil pode ajudar a endereçar os principais desafios causados pelas mudanças climáticas. “A plataforma apresenta uma metodologia que permite estimar os principais fatores que influenciam o grau de vulnerabilidade e exposição dos municípios frente às mudanças climáticas e sua capacidade de adaptação”, explica.

Na visão da especialista, eventos como o Diálogo Nacional e o Laboratório UrbanShift Florianópolis são excelentes oportunidades para refinar a forma de comunicar a plataforma para os diferentes entes da federação e diferentes setores.

“Só assim conseguiremos avançar e concretizar os desafiadores planos de ações para adaptação às mudanças climáticas nas diferentes escalas, desde a global até a municipal. As entidades presentes viram o AdaptaBrasil como uma excelente ferramenta norteadora para o planejamento estratégico de plano de ações frente às mudanças climáticas para os seus territórios”, finaliza.

 

Apoiadores dos eventos

O Diálogo Nacional e o Laboratório UrbanShift Florianópolis foram realizados com o apoio do Projeto CITinova, liderado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Superintendência de Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas de Santa Catarina (SUDESC) e do World Resources Institute (WRI Brasil). Além disso, contou com contribuições do Ministério das Cidades (MCid), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Prefeitura de Florianópolis, Defesa Civil do Estado de Santa Catarina e Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO).

 

Sobre o UrbanShift

O objetivo do UrbanShift é apoiar as regiões metropolitanas brasileiras a reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), conservar a biodiversidade, reforçar a resiliência e melhorar a qualidade de vida de todos os residentes. O projeto UrbanShift no Brasil é implementado pelo UN Environment Programme (UNEP) e executado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio do projeto CITinova II, em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA).

 

Sobre Diálogo Nacional

O Diálogo Nacional é um evento que tem o objetivo de alinhar as partes interessadas de todos os níveis de governo para promover estratégias inovadoras e sustentáveis para o desenvolvimento urbano. Para isso, traz uma série de discussões sobre como os esforços de planejamento integrado podem incorporar novas ferramentas e metodologias para acelerar o desenvolvimento sustentável nas áreas urbanas do país. Saiba mais.

 

Para mais informações:

https://pt-br.shiftcities.org/projects/brazil

https://pt-br.shiftcities.org/event/urbanshift-lab-metropolitan-planning-and-climate-action-florianopolis