Pesquisador do AdaptaBrasil é nomeado membro do grupo de trabalho de acesso aos dados do CMIP7
O pesquisador do AdaptaBrasil e do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial) Lincoln Alves tornou-se membro do Grupo de Trabalho de Acesso aos Dados do Projeto de Intercomparação de Modelos Acoplados, Fase 7 (CMIP7, na sigla em inglês).
A equipe procurará facilitar o caminho entre a concepção dos experimentos e a utilização dos dados pelos usuários.
A demanda e o interesse nos dados do CMIP estão crescendo rapidamente com usuários vindos de diversas áreas além da comunidade climática, incluindo serviços climáticos, modelagem de impacto, tomadores de decisão/políticas regionais e locais de todo o mundo.
O CMIP é um projeto internacional colaborativo liderado pelo World Climate Research Programme (WCRP). Atualmente em sua sétima fase, o CMIP reúne pesquisadores de várias disciplinas para entender melhor as mudanças no sistema terrestre. As equipes do CMIP realizam experimentos com modelos climáticos, avaliam o desempenho dos modelos e trabalham para padronizar os resultados dos modelos disponíveis para uso público.
"Fiquei bastante feliz em ser convidado para fazer parte dessa equipe de trabalho”, disse Lincoln.
“Os experimentos climáticos do CMIP resultam em dados que são amplamente utilizados pela comunidade de modelagem do sistema terrestre ao longo de vários anos. Minha própria pesquisa se beneficiou tremendamente da disponibilidade aberta dos dados do CMIP. Estou ansioso para contribuir com o esforço do CMIP7 com minha experiência como modelador e usuário de dados", contou.