AdaptaBrasil é citado no Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima

Documento de Estratégia Geral destaca a plataforma como iniciativa de ampliação e disseminação do conhecimento
Ilustração do globo terrestre, apresnetada no Plano de Adaptação
O Plano de Adaptação orienta iniciativas para a gestão e diminuição do risco climático a longo prazo. Imagem: Reprodução

A plataforma AdaptaBrasil, anteriormente conhecida como SISMOI, foi destacado no Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima, desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente em 2016, como alvo de suas iniciativas para a ampliação e disseminação do conhecimento científico, técnico e tradicional a partir da produção, gestão e disseminação de informação sobre o risco climático.

O projeto do MCTI foi incluído no Plano com o objetivo de que suas iniciativas sejam divulgadas, e sua plataforma desenvolvida, visando promover o compartilhamento de dados com uma abordagem descentralizada e integrada, identificando, monitorando e compreendendo os efeitos das mudanças climáticas para módulo prioritário.

Utilizando como indicadores os relatórios da própria plataforma, o Ministério prevê impactos positivos para este investimento, como a promoção de informações e disponibilidade de dados de qualidade sobre os efeitos da mudança do clima, respondendo à crescente demanda dos setor acadêmico, público e privado; a facilitação do acesso aos dados públicos; a integração entre instituições, atores públicos, setores produtivos e sociedade; a produção de conhecimento no país; e a ampliação da capacidade de resposta frente aos impactos da mudança climática.

O Plano de Adaptação pode ser acessado na íntegra pelo link: https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/ecossistemas-1/biomas/arquivos-biomas/plano-nacional-de-adaptacao-a-mudanca-do-clima-pna-vol-i.pdf