Por que níveis de aquecimento são relevantes para compreender os impactos da mudança do clima?
Por que níveis de aquecimento são relevantes para compreender os impactos da mudança do clima?
As análises para Impactos, Vulnerabilidade e Adaptação (IVA) da Quarta Comunicação Nacional do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês) foram elaboradas considerando cenários baseados nos níveis de aquecimento global, ou seja, quais as implicações para o Brasil quando as temperaturas médias do planeta ficarem 1,5°C, 2°C ou 4°C mais altas. Ao apresentar os resultados considerando os Níveis de Aquecimento Específico (Specific Warming Levels, SWL na sigla em inglês), o país alinha-se à discussão internacional, em especial ao Acordo de Paris.
“Quando se discute nível de aquecimento, se busca quantificar o impacto do aquecimento global de 1,5 graus ou 2 graus [a mais], se comparado aos níveis pré-industriais”, explica o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI), Lincoln Alves, responsável por coordenar os estudos climáticos para a Quarta Comunicação Nacional do Brasil.
Veja a matéria completa no link do Ministério: Por que níveis de aquecimento são relevantes para compreender os impactos da mudança do clima?