Pesquisadores do AdaptaBrasil participam de debate na Conferência Nacional de Mudanças Climáticas
No dia 19 de junho, Jean Ometto e Lincoln Muniz, pesquisadores do AdaptaBrasil MCTI, participaram da Conferência Nacional de Mudanças Climáticas, promovida pela Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais.
Um dos objetivos do evento foi debater caminhos para a 5ª Comunicação Nacional à Convenção do Clima e os desafios enfrentados pelo Brasil na adaptação às mudanças climáticas. Em suas falas, os pesquisadores destacaram a importância do AdaptaBrasil como uma das fontes de informação para o documento.
Jean Ometto explicou que a ferramenta foi desenvolvida em parceria com diversas instituições brasileiras e abrange diferentes setores, oferecendo dados detalhados sobre riscos climáticos em nível municipal.
“A AdaptaBrasil é uma plataforma de planejamento que dialoga com o Plano Clima: Adaptação. Não existe para resolver problemas emergenciais, mas para olhar para o futuro. A plataforma utiliza dados socioeconômicos, ambientais, físicos e projeções climáticas para calcular medidas de adaptação necessárias e planejar ações futuras”, afirmou.
Ele mencionou ainda a intenção de incluir uma ‘pétala de resposta’ no cálculo de risco do AdaptaBrasil, o que permitirá avaliar a eficácia das ações tomadas para reduzir riscos. “O risco só se concretiza em problema quando vira impacto. Incluir a resposta retroalimenta o sistema e permite avaliar a eficácia das ações”, completou.
Lincoln Muniz enfatizou a importância da granularidade dos dados fornecidos pelo AdaptaBrasil, especialmente para governança e tomada de decisões. Ele destacou que a plataforma facilita o acesso à informação para diferentes níveis de governo, tornando mais viável a elaboração de planos de adaptação, mesmo em municípios menores. “Não há mais desculpa para um município de 30 mil habitantes não avançar num plano de adaptação por falta de acesso à informação”, disse.
O pesquisador também abordou a necessidade de se preencher lacunas de conhecimento presentes na 4ª Comunicação Nacional, mencionando a importância de novos temas, como a atribuição de eventos climáticos e a questão migratória dentro do território brasileiro.
O AdaptaBrasil e a 5ª Comunicação Nacional à Convenção do Clima
O AdaptaBrasil será uma das principais fontes de informação para a 5ª Comunicação Nacional, que será submetida à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) até 2026.
As mesas-redondas da Conferência Nacional de Mudanças Climáticas estão disponíveis na íntegra no YouTube, permitindo que o público acesse e acompanhe todas as discussões e apresentações realizadas.
Saiba mais sobre a Conferência Nacional de Mudanças Climáticas:
Rede Clima realiza Conferência Nacional de Mudanças Climáticas